SESC - Serviço Social do Comércio

21 cursos e oficinas online e gratuitos para fazer em 2021

02.02.2021

Nestes tempos tão complexos, onde encontrar energia para começar a aprender algo novo? Da simples tarefa de cortar a própria franja até produzir um podcast, dos quadrinhos à dança do ventre, pode haver uma infinidade de atividades instigantes para experimentar, tatear e se jogar, mesmo dentro de casa.

Durante os últimos meses, o Sesc São Paulo vem propondo uma diversidade de aulas, cursos e oficinas online e gratuitos, breves ou aprofundados, para os mais diferentes anseios, espaços e objetivos. Tem lições para dançar, plantar, tecer, desenhar, cuidar! Quem sabe alguma delas te inspira? 

Para exercitar as mãos e a criatividade

Quer colocar as ideias no papel, em forma de quadrinhos? O desenhista e quadrinista Rafael Coutinho convida os alunos para uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos, para além de regras e macetes tradicionais. Acesse as seis aulas do curso Noções Básicas de Desenho e Narrativa em Quadrinhos na Plataforma Sesc Digital. 

Cortar a franja, fazer reparos em casa e gravar vídeos estão entre as “Coisas que agora temos que aprender a fazer por nós mesmos“, série do Sesc Pinheiros que ensina técnicas e habilidades básicas para a vida em quarentena:

Cachepô, fruteira, almofada e suporte de planta são alguns dos objetos que você pode aprender a fazer a partir de técnicas como crochê e macramê, na série De Ponto em Ponto, do Sesc 24 de Maio:

Com nada mais que pincel, esmalte à base de água e cartolinas, o designer e letrista Filipe Grimaldi apresenta os ensinamentos básicos do seu ofício: a pintura de letras. As técnicas e métodos deste curso permitem que qualquer pessoa consiga replicar, em casa, a elaboração de letreiros populares. Percorra as seis aulas na Plataforma EAD do Sesc.

Nem todo figurino é feito de materiais caros – ensina a série “Figurino Gambiarra”, do Sesc 24 de Maio. Em quatro episódios, apresenta ideias para a criação de acessórios, armaduras, robôs e afins utilizando materiais simples e de fácil acesso, como esta máscara de caixa de papelão:

Buscando novas possibilidades de vestir o corpo e de se expressar como indivíduo? O estilista, figurinista e artista visual, Alexandre dos Anjos, propõe a construção de roupas e objetos vestíveis com muita criatividade na série do Sesc Osasco:

Que tal se lançar às tintas? Experimente cores, texturas e pinceladas nesta Introdução à pintura com guache, do Sesc Guarulhos: 


Prefere desenvolver sua arte no meio digital? O Sesc Registro traz um curso de pintura digital utilizando o Krita – um software livre de edição gráfica:

Para os mais avançados nesse universo, o Sesc Santo André traz uma aulona sobre iluminação de vídeos, com o Coletivo Bodoque:

Se você se interessa mais por áudio do que por vídeo, não tem problema. O Sesc Sorocaba trouxe aulas sobre como produzir seu podcast:


Para pensar

Com apresentação da atriz Zezé Motta, o curso “Como estamos envelhecendo?”, convida à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo, desmistificando estereótipos ligados à velhice. Percorra as seis aulas na Plataforma de ensino a distância do Sesc SP.

O curso “Introdução ao pensamento crítico hoje”, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, traça um panorama de algumas das mais vibrantes obras do pensamento contemporâneo, tendo em mente que tempos difíceis demandam reflexão crítica, radical e comprometida com a construção das bases materiais de uma sociedade mais justa, democrática e plural. As aulas acontecem semanalmente na plataforma Zoom e depois são disponibilizadas no youtube:

O que é literatura LGBTQIA+? Por que é importante fazer essa pergunta? Para responder esses questionamentos, o Sesc Campo Limpo convidou Rita von Hunty, do canal Tempero Drag:

O ciclo “Cenografia Contemporânea em Primeira Pessoa”, do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, recebeu profissionais como a cenógrafa Aby Cohen, organizadora do ciclo, J.C.Serroni, arquiteto e cenógrafo, e Ulisses Cohn, cenógrafo, artista plástico e diretor teatral para tratar dos processos de criação cênica.

Alô, professores! A série de encontros de formação da 3ª edição de Frestas – Trienal de Artes, que tem como título “O rio é uma serpente”, aborda cosmologias não eurocêntricas, modos alternativos de pensamento ecológico, imaginários antirracistas e anticapacitistas:

Pensou em aprender uma língua nova em 2021? Por que não a Libras? O Curso Básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais, do Sesc Vila Mariana, traz lições em sinais básicos de comunicação, como alfabeto e saudações: 

Falando em acessibilidade, o Sesc Vila Mariana também publicou uma série com o Coletivo Grão sobre o processo de criação de um projeto cultural totalmente acessível:

Conhece alguém que está com dificuldades para entrar no universo digital? A série #Conecta​ – Educação Tecnológica Para Idosos, do Sesc Guarulhos, traz vídeos dos educadores de tecnologias e artes com dicas e tutorais:


Para dançar

O projeto #VamosDançar​, do Sesc Registro, reúne jovens que curtem ou que desejam experimentar as diferentes linguagens da dança e corporeidades em encontros online semanais para aprender, aprimorar e difundir a cultura: 

De origem milenar, a Dança do Ventre possibilita o autoconhecimento do corpo. Nessa aula, a educadora do Sesc Avenida Paulista ensina os movimentos básicos: 

Com movimentos fortes e ritmados, os passos básicos do estilo Jazz-Funk são ensinados em duas videoaulas do Sesc Birigui. É só abrir espaço na sala e se soltar:


Para plantar

A quarentena despertou a vontade de ter mais verde em casa? O curso do Sesc Sorocaba ensina os primeiros passos, desde o plantio até a construção de uma espiral de ervas:

Já pensou em cultivar verduras e legumes desde a sementinha? E como será que crescem o inhame e a cúrcuma? O Coletivo Ecoz ensina tudo isso nesta série de vídeos do Sesc Osasco:

Quer saber mais sobre energias renováveis? Em duas lives, o curso do Sesc Jundiaí  ensina o passo a passo para construir um biodigestor, com Fábio Miranda, do Instituto Favela da Paz: 

Você conhece as abelhas nativas sem ferrão? A educadora ambiental do Sesc Birigui apresenta essas espécies brasileiras, comenta suas principais características e a importância ecológica da meliponicultura:

Para se cuidar

Já ouviu falar da pinda chinesa? A compressa herbal composta por plantas, sal e/ou óleo essencial traz efeitos terapêuticos de auto-cuidado, relaxamento, descompressão e alívio de dor. Aprenda como fazer neste vídeo do Sesc Birigui:

 “E essa tal felicidade?” É a pergunta que o Sesc Osasco lança nesta série dedicada ao autocuidado:

Como parte da programação do #SescVerão, os educadores do Sesc Pinheiros e São José dos Campos convidam para cuidar da mente a partir da meditação guiada por tambores e flautas. 


Aliás, sabia que o CUIDADO é o tema da edição 2021 do Sesc Verão? Acompanhe as atividades nas páginas das unidades do Sesc e também no instagram do @Esportesescsp!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.