SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

A resiliência que aprendemos com o esporte e levamos para a vida

21.07.2020

Exemplos de disciplina e desafios superados nas histórias dos próximos episódios do EM_PAUTA.
Exemplos de disciplina e desafios superados nas histórias dos próximos episódios do EM_PAUTA.

Disciplina, substantivo feminino que quer dizer ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento. Essa é uma palavra que faz parte do dia a dia dos atletas que almejam conquistar os melhores resultados, não só no vocabulário, mas na rotina diária de treinos. 

Resiliência, capacidade de se adaptar às mudanças, é outra característica fundamental para enfrentar os desafios da vida de atleta. Neste momento que estamos vivendo o inesperado, essas duas palavras ganharam uma importância ainda maior. Assim, que tal conhecer alguns personagens que podem nos inspirar nas batalhas diárias que estamos enfrentando? 

Os próximos episódios do Esporte SescSP EM_PAUTA, que vão ao ar no YouTube do Sesc São Paulo a partir da segunda-feira, dia 20 de julho, às 15h, trazem bate-papos cheios de histórias de grandes nomes do esporte, iniciando com o exemplo de resiliência de dois atletas que se destacam em esportes praticados por pessoas com deficiência visual: Ana Carolina Custódio e Glesdson Barros, o Guegueu, que fazem seus gols e defesas no Goalball e no Futebol de 5, representando o Brasil nas competições mundiais. E junto deles, Altemir Trapp, da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, fala sobre os contextos ligados à essas duas modalidades e os desafios que surgiram com o adiamento das Paralimpíadas de Tóquio.   

No vídeo seguinte, um ícone do esporte brasileiro traz uma pílula de seu carisma e da seriedade de seu trabalho. Renan Dal Zotto foi um dos maiores atletas do voleibol brasileiro e fez parte da geração que nos anos 80 abriu as portas da elite da modalidade para o Brasil, de onde, desde então, o país nunca mais saiu. Em 2017 Renan aceitou o desafio de substituir  como técnico outro ex-jogador de sua geração nas quadras: Bernardinho. No bate-papo ele fala sobre a expectativa para a primeira olimpíada nessa função junto à Seleção Brasileira de Vôlei Masculino. 

Você conhece o badminton? Sabia que em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro há um projeto que se tornou um improvável celeiro de talentos dessa modalidade esportiva no Brasil? A conversa com Sebastião de Oliveira, diretor técnico da Associação Miratus de Badminton, mostra a força do esporte mesmo diante da total ausência de recursos.  

E pra fechar este bloco da série, Renato Leite, capitão da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei Sentado, nos conta um pouco de sua história. Ele sonhava em ser jogador de futebol, mas um acidente de motocicleta aos 18h anos, deixou-o paraplégico; o que não o impediu de cursar Educação Física, especializar-se em atividade física adaptada e tornar-se quatro vezes campeão panamericano na modalidade, sendo ainda eleito o melhor líbero do mundo no voleibol sentado. Renato fala ainda sobre sua trajetória no esporte, a construção de seu projeto social e a expectativa pela Paralimpíada em Tóquio 2021.

Para acompanhar, assista entre 20 a 29 de julho as entrevistas que irão ao ar no Youtube SescSP, todas as segundas e quartas, às 15h. 
 


Sobre o Esporte SescSP EM_PAUTA 

Bate-papos que abrem espaços de diálogo para você conhecer diferentes histórias relacionadas ao universo esportivo. Toda semana, dois episódios ficam disponíveis no Youtube do Sesc São Paulo. 

São atletas, membros de comissões técnicas, gestores, dirigentes, pesquisadores, entre outras pessoas que fazem do esporte também um fenômeno cultural. A mediação fica por conta da equipe Sesc de profissionais da área de esporte e atividade física, que trazem à cena esse universo com os mais variados personagens, por meio dos seus relatos acerca do cenário esportivo no Brasil e no mundo. 


Siga o @esportesescsp no Instagram 

Você conhece este perfil do Sesc São Paulo no Instagram? Ele apresenta dicas, aulas e informações sobre esporte e atividade física, além de conteúdos voltados para alimentação saudável e cultura esportiva. O @esportesescsp oferece maneiras de manter uma rotina mais ativa com qualidade de vida e bem-estar, para todas as idades e gostos. 

Está disponível uma série de aulas preparadas por educadores e educadoras do Sesc São Paulo, desde ginástica e práticas como Yoga e Tai Chi Chuan, até adaptações de treinos esportivos e de lutas. Cada vídeo tem uma orientação sobre o nível de intensidade da atividade e para quem ela é proposta. Uma programação de aulas ao vivo apresenta treinos para praticar junto com o(a) educador(a) e sentir como se estivesse em uma unidade do Sesc fazendo a aula presencialmente, mas tudo no conforto de sua casa.  

Além disso, os perfis de todas as Unidades nas redes sociais apresentam mais conteúdos neste formato com muitas outras oportunidades para você encontrar as atividades que gosta mais e que melhor se encaixam em sua rotina. 

Conteúdo relacionado