SESC - Serviço Social do Comércio

Acompanhe a programação #EmCasaComSesc

23.08.2021

Novas apresentações culturais chegam semanalmente ao #EmCasaComSesc. A maior parte das nossas transmissões acontecem diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem a presença de público no local e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.  

A partir de sábado (15), nosso palco virtual também recebe parte da programação do Sesc Jazz, festival multiplataforma que se debruça sobre uma compreensão expandida do jazz e sua presença na música contemporânea. Com shows nacionais e internacionais, ações formativas e produções audiovisuais inéditas, o Sesc Jazz marca a retomada parcial e gradual das atividades artísticas com plateias presenciais no Sesc São Paulo. Acesse sescp.org.br/sescjazz para ficar por dentro de tudo. 

A semana começa com programação especial para o Dia das Crianças. Na terça (12), às 15h, a Cia. Truks apresenta no Crianças #EmCasaComSesc diretamente do Sesc Santo Amaro o espetáculo “Isso é Coisa de Criança”. Em cena, estão o bule que produz o suco que a imaginação mandar, um balé de peixes-sapatos, uma revoada de gaiolas livres movidas pelas almas dos pássaros que ali viveram, o menino que pulava nas nuvens, entre tantas outras propostas cheias de humor e poesia inventadas pelos pequenos. 

Às 19h, é hora de relembrar Garoto, o gênio das cordas, no Música #EmCasaComSesc com “Sinal dos Tempos – Cainã Toca Garoto”, com o Cainã Cavalcante Trio. O violonista Cainã Cavalcante leva ao palco do Sesc Consolação o show de lançamento do disco “Sinal dos Tempos”, com músicas de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), um dos mais celebrados compositores brasileiros. Produzida pelo SescTV, a transmissão do Instrumental Sesc Brasil reúne composições como “Jorge do Fusa”, “Lamentos do Morro” e “Nosso Choro”. O músico se apresenta na companhia de Edu Ribeiro na bateria e Iury Batista no contrabaixo acústico.        

Na quarta (13), às 19h, o Teatro #EmCasaComSesc recebe “Hospital da Gente”, peça do Grupo Clariô de Teatro. Transmitido do Sesc Campo Limpo, o espetáculo tem direção de Mario Pazini e direção Musical de Naruna Costa, que também integra o elenco. Em cena, catadas dos cantos/contos de Marcelino Freire, trabalhadoras do Brasil abrem as portas dos seus barracos para revelarem à que vieram, qual o seu papel, seu lugar dentro de uma estrutura caótica e desigual. 

Diretamente do Sesc Bom Retiro, o Dança #EmCasaComSesc apresenta na quinta (14), às 19h, “estudo em azul-jardim”, com performance de Raul Rachou e direção de Renan Marcondes. A obra é uma abertura de pesquisa em dança a partir do filme “Blue”, de Derek Jarman, cineasta britânico que namorou Rachou e que morreu cego por conta da Aids em 1994. O solo se inspira nos diferentes significados e entendimentos da cor azul, criando um diário falado e dançado no qual Rachou relembra cenas do passado para pensar no presente do seu corpo e do nosso mundo.    

O Música #EmCasaComSesc de sexta (15) traz, às 19h, Jussara Silveira e Rodrigo Faria cantando “Jóia”, de Caetano Veloso. Transmitido diretamente do Rio de Janeiro, o show poético-musical homenageia o disco homônimo de Caetano, lançado em 1975. O projeto, que teve sua estreia em 2018, foi idealizado pelo produtor cultural e cantor Rodrigo Faria e pelo roteirista musical Tyrone Medeiros, e reúne no mesmo palco diferentes gerações da música brasileira.  

Em seguida, às 21h, tem mais música com o início do Sesc Jazz. O Amaro Freitas & Ancestral Cumbe convida Henrique Albino, Hugo Medeiros, Lais De Assis e Lucas Dos Prazeres para uma apresentação diretamente do Sesc Pompeia. O pianista pernambucano Amaro Freitas celebra sua ancestralidade com músicas do disco “Sankofa” e composições de Milton Nascimento e Wayne Shorter.  

O Crianças #EmCasaComSesc inaugura o fim de semana com o espetáculo “Sob o Mesmo Teto”, transmitido ao vivo no sábado (16), às 15h, diretamente do Sesc Santana. Com direção de Michelli Rebulho, a montagem da Cia Gravitá mistura as linguagens do circo e do teatro. Em cena, um professor cheio de manias tem a sua rotina transformada após resgatar uma gata. Ele a salva das ruas e ela o salva da solidão. Sem falas, a comunicação com o público se estabelece por meio de movimentos corporais, cômicos e acrobáticos. 

Às 19h, a Funmilayo Afrobeat Orquestra sobe ao palco do Sesc Pinheiros. O Coletivo de afrobeat formado somente por mulheres e pessoas LGBTQIAP+ apresenta músicas autorais e clássicos do estilo. Criada em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira, a banda faz homenagem à ativista nigeriana Funmilayo Anikulapo Kuti, líder na luta das mulheres por direitos em seu país e mãe de Fela Kuti, criador do afrobeat, gênero musical que mescla elementos de jazz, funk, highlife e percussão africana. 

Depois, às 21h, tem show do Hamilton de Holanda Trio. O bandolinista Hamilton de Holanda, um dos principais nomes no Brasil quando se fala tanto do choro quanto do jazz, realiza um show inédito no Sesc Pompeia. Em “Onde o Choro Encontra o Jazz”, o músico se junta a Salomão Soares nos teclados e Thiago Big Rabelo na bateria para contar se existe e onde está o limiar entre os dois estilos musicais.   

No domingo (17), às 19h, o Sesc Jazz leva ao Sesc Pompeia a banda The OTIS Project, liderada pelo multi-instrumentista moçambicano Otis Selimane Remane. No show “Tumbuluku”, palavra que na língua bantu changana significa “saudação à origem”, o grupo mescla elementos de rap, trap, neo-soul e jazz, em composições que tratam de amor, da guerra colonial da qual Moçambique se libertou em 1975 e da questão da imigração, especialmente no Brasil  

Para assistir aos shows e aos espetáculos você já conhece o esquema: as lives acontecem no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. Você também pode acessar as playlists pelas linguagens para curtir os shows e espetáculos disponíveis no nosso acervo e continuar desfrutando de arte e cultura sem sair de casa.

Música #EmCasaComSesc

Teatro #EmCasaComSesc

Dança #EmCasaComSesc

Crianças #EmCasaComSesc

Acompanhe os nossos canais sociais: @SescAoVivo no Instagram e na página do SescSP no Youtube (Youtube.com/sescsp). 

Iniciativa do Sesc São Paulo para ampliar a sua ação cultural, o #SescAoVivo proporciona o encontro do público com artistas das mais diversas linguagens e estilos, em ambiente digital.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo: www.sescsp.org.br/sescdigital

#EmCasaComSesc #SescAoVivo

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.