SESC - Serviço Social do Comércio

Bienal de Veneza concederá o Leão de Ouro a Lina Bo Bardi

09.03.2021

Vista do Sesc Pompeia, projeto de Lina Bo Bardi que transformou uma antiga fábrica em centro de lazer, cultura e convivência. Foto: Markus Lanz

Responsável por projetos icônicos como o MASP, o Sesc Pompeia, o Teatro Oficina, o Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), a arquiteta ítalo-brasileira receberá o Leão de Ouro Especial por sua trajetória – “em memória” – na 17ª edição Bienal de Arquitetura de Veneza.

Com este anúncio, Lina Bo Bardi (1914 – 1992) será a primeira mulher brasileira – e a primeira no mundo com obra construída – a conquistar um Leão de Ouro. No Brasil, ela se junta aos arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, profissionais reconhecidos respectivamente em 1996 e 2016.

Lina Bo Bardi na Casa de Vidro | Foto: Chico Albuquerque/Convênio MIS SP/IMS
Lina Bo Bardi na Casa de Vidro | Foto: Chico Albuquerque/Convênio MIS SP/IMS

A edição 2021 da Bienal de Arquitetura de Veneza tem abertura ao público prevista para o dia 22 de maio e traz como título “How will we live together?” (“Como vamos viver juntos?”). 

O curador Hashim Sarkis afirma que Lina é a arquiteta que faz mais jus ao tema deste ano: “sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como coordenador e, principalmente, como criador de visões coletivas. Lina Bo Bardi também é um exemplo da perseverança dos profissionais da arquitetura em tempos difíceis, como guerras, conflitos políticos e imigrações – em sua habilidade de manter uma visão criativa, generosa e otimista (…) Em suas mãos, a arquitetura se torna realmente uma forma de arte social capaz de promover o encontro.”

Para o Sesc, a presença de Lina entre os profissionais que assinam os projetos arquitetônicos de unidades da rede é motivo de orgulho e grande reconhecimento, por suas contribuições ao desenvolvimento do programa de bem-estar social que orienta cada uma das ações da instituição. 

Conheça mais sobre a trajetória de Lina Bo Bardi:

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.