SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

Centro de Pesquisa Teatral CPT_SESC agora também na internet

28.08.2020

Neste canal, você acompanha os percursos das artes cênicas, a partir de uma programação diversificada pautada pelos 5 eixos orientadores do CPT_SESC: Formação de atores; Criação e experimentação; Dramaturgia; Cenografia; Memória, acervo e pesquisa


O Centro de Pesquisa Teatral, mais conhecido como CPT, movimenta a cena do teatro brasileiro desde 1982, quando o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho (1929-2019), foi convidado para compor as ações artístico-culturais do Sesc, especificamente no Sesc Consolação. Desde então, tornou-se um dos espaços mais icônicos da cidade de São Paulo se tratando de teatro: formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores e, sob a coordenação de Antunes Filho, o CPT apresentou 46 espetáculos. O primeiro deles foi Macunaíma. Depois vieram Nelson Rodrigues – O Eterno Retorno, Antígona, A Pedra do Reino, Nossa Cidade, Blanche, entre tantos outros. 

Antunes deixou na história do teatro brasileiro a marca de uma obra comprometida com as questões humanas e universais, compromisso esse consonante com os valores do Sesc. Consequentemente, o CPT, neste 2020, tem um duplo desafio: renovar-se, em diálogo com o legado deixado por seu mestre e reinventar-se na contingência causada pela pandemia do Coronavirus. 

Para tanto, foi criada uma programação permanente pautada por cinco eixos, que refletem a interdisciplinaridade do CPT: Formação de atores; Criação e experimentação; Dramaturgia; Cenografia; Memória, acervo e pesquisa. As atividades incluem seminários, bate-papos, debates, ateliês de dramaturgia, mostras digitais do acervo, laboratórios e cursos.

youtube.com/cptsesc | facebook.com/cptsesc | instagram.com/cptsesc | twitter.com/cptsesc 
Plataforma Sesc Digital – Acervo Antunes Filho

Bem vindxs! 


PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

SEMINÁRIO CPT 2020
atividade online no youtube.com/cptsesc
Série de três encontros com pensadores e criadores, no qual refletirão sobre a relação do legado de Antunes Filho com as perspectivas para a criação e experimentação nas artes cênicas. 

  • 1 /setetembro – terça-feira, às 11h
    O LEGADO DE ANTUNES FILHO
    Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SescSP, recebe os diretores Samir Yazbek, Gabriel Villela e Bia Lessa para uma conversa sobra a influência de Antunes Filho no processo criativo deles.
    apresentação e mediação: Sérgio Luís
     
  • 2 /setembro – quarta-feira, às 11h
    NOVAS TEATRALIDADES E ESTRATÉGIAS PARA A EXISTÊNCIA DO TEATRO
    Marcio Abreu (diretor-encenador da Cia Brasileira de Teatro), Christiane Jatahy (diretora-encenadora) e Grace Passô (atriz, diretora e dramaturga) discutem a continuidade e transformação de seus fundamentos nos novos tempos.
    apresentação e mediação: Tommy Pietra
     
  • 3 /setembro – quinta-feira, às 11h
    DIÁLOGOS E INTERCÂMBIOS
    Estreia da série Diálogos e Intercâmbios – atividade mensal que promoverá o intercâmbio entre diretores de coletivos ibero-americanos – com a participação dos diretores Rolf Abderhalden e Ximena Vargas, do Mapa Teatro (Colômbia) e dos encenadores brasileiros Marcos Felipe, diretor da Cia Mungunzá e Janaina Leite, pesquisadora e fundadora do Grupo XIX.
    apresentação e mediação: Emerson Pirola



PROGRAMAÇÃO CPT_2020 

5 e 6 /setembro – sábado e domingo, às 14h
UMA DRAMATURGIA – ATELIÊ DE ESCRITA 
com Silvia Gomez, dramaturga e jornalista, mineira de Belo Horizonte, radicada em São Paulo desde o início dos anos 2000. Autora das peças O céu cinco minutos antes da tempestade (2008) e Mantenha fora do alcance do bebê (2015), prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor texto, entre outas.
> o link das inscrições estará disponível nesta página a partir de 1º de setembro


8 /setembro a 15 /dezembro – terças-feiras, às 17h [quinzenalmente]
CENOGRAFIA CONTEMPORÂNEA EM PRIMEIRA PESSOA
atividade online no youtube.com/cptsesc
Coordenada por Aby Cohen, a série de oito encontros discute temas do pensamento cenográfico contemporâneo, seus entrecruzamentos e especificidades


9 de setembro – quarta-feira, às 11h
ANTUNES FILHO EM PRIMEIRA PESSOA
disponível na plataforma Sesc Digital
Registrado em 2014 pelo Centro de Produção Audiovisual do Sesc, esse depoimento em áudio revela os processos, os objetivos e os caminhos do trabalho realizado no CPT.


14 /setembro a 13 /outubro
A PEDRA DO REINO – coleções e acervos históricos CPT_SESC
disponível na plataforma Sesc Digital
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção virtual que apresenta o acervo do espetáculo “A Pedra do Reino”, romance homônimo de Ariano Suassuna, montado em 2006 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.


14 /setembro – segunda-feira, às 18h
CIRCULO DE DEBATES
MEMÓRIA, ACERVO E PESQUISA – PRESERVAÇÃO DE ACERVOS TEATRAIS
atividade online no youtube.com/cptsesc
com Elisabeth Azevedo, Fausto Vianna e Chico Pelúci
apresentação e mediação: Ilona Hertel


15 a 24 /setembro – terças e quintas-feiras, às 19h
MINICURSO LABORATÓRIO – ILUMINAÇÂO
atividade online na plataforma Teams
coordenado por Aline Santini, o curso oferece iniciação à técnica e recursos tecnológicos de iluminação que podem ser empregados na criação de espetáculos online e presenciais
> o link das inscrições estará disponível nesta página a partir de 8 de setembro



As atividades seguem com ateliês dramatúrgicos, rodas de conversa, depoimentos, cursos e exibição de materiais do acervo entre muitas outras ações. 

Acompanhe a programação por aqui e pelas redes sociais @cptsesc. Semanalmente a grade será atualizada com novas atividades.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.