CineSesc e Sesc Digital exibem gratuitamente 63 filmes do Festival Mix Brasil 2021

09/11/2021

Compartilhe:

29º Festival Mix Brasil, o mais importante e celebrado evento cultural dedicado à diversidade da América Latina, será realizado em formato híbrido entre os dias 10 e 21 de novembro. O CineSesc integra a programação presencial do evento, com a exibição gratuita de 38 filmes na sala de cinema, entre curtas e longas-metragens contemporâneos e de diferentes nacionalidades. Já na plataforma do Sesc Digital, o público vai poder conferir outros 25 títulos, incluindo os candidatos da competitiva de curtas-metragens e a mostra especial dedicada a Ney Matogrosso, artista homenageado desta edição.

O filme de abertura do Mix Brasil 2021 é o aguardado e inédito no Brasil “Benedetta”, do cineasta holandês Paul Verhoeven, um dos títulos mais polêmicos do Festival de Cannes deste ano. A sessão acontece somente para convidados na quarta-feira, dia 10, às 20h. A exibição do longa para o público será no dia 18 de novembro às 17h.

Inspirado no livro “Atos Impuros – A Vida de uma Freira Lésbica na Itália da Renascença”, de Judith C. Brown, o longa se passa em meados do século XVII e narra a história verídica de Benedetta Carlini, uma freira que viveu um romance proibido em um convento localizado na Toscana. No filme, a personagem-título sofre um distúrbio e passa a ter visões que misturam religião e erotismo. Eis que Benedetta engata uma relação amorosa com a ajudante que fora indicada para inspecionar o seu comportamento.

Foto: Divulgação

Também concorrente à Palma de Ouro em Cannes e vencedor do Queer Palm, atribuído a produções com temática LGBTQIA+, o frenético drama francês “A Fratura” é outro grande destaque da programação do Mix Brasil. O filme é ambientado em um hospital e mostra o término do relacionamento duradouro de um casal lésbico, Julie e Raphaëlle. Estressadas, as emoções das duas ficam à flor da pele quando elas percebem que discutem a relação enquanto um violento protesto político acontece na cidade, e que não param de chegar ao hospital manifestantes feridos no embate com a polícia.

Outro destaque é o elogiado documentário alemão “Instrução de Sobrevivência”, que venceu o Teddy Award no Festival de Berlim e marca a estreia na direção da cineasta Yana Ugrekhelidze. O filme acompanha a vida sigilosa de Alexander, uma pessoa transgênero que vive com sua namorada Marie há mais de sete anos. Por conta da inscrição “feminino” em seu passaporte e sua identidade trans, não consegue encontrar um emprego e precisa levar uma vida secreta. A violência e a discriminação por conta da orientação sexual e da identidade de gênero faz com que o casal decida sair de sua terra natal. Para bancar esta partida, Marie assina um contrato para se tornar mãe de aluguel. Pela sua temática, “Instruções de Sobrevivência” remete ao premiado doc “Bem-Vindo à Chechênia” (2020), um dos destaques do Mix Brasil do ano passado.

Entre as demais atrações que também serão exibidas presencialmente no CineSesc estão “Being BeBe – A História de BeBe Zahara Benet”, de Emily Branham, documentário sobre a primeira vencedora do reality famoso RuPaul’s Drag Race, BeBe Zahara Benet; “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, indicado do Brasil para uma vaga no Oscar 2022; “O Canto do Cisne”, de Todd Stephens, protagonizado pelo ator Udo Kier; o; e “Genderation”, de Monika Treut, que quase duas décadas depois de lançar o documentário “Gendernauts” (1999), retorna à Califórnia para reencontrar seus protagonistas.

Sobre a retirada de ingressos

Todas as sessões serão gratuitas e os ingressos serão disponibilizados 24h antes de cada sessão em www.sescsp.org.br/cinesesc. Os ingressos disponíveis presencialmente na bilheteria serão liberados a partir das 13h no dia de cada sessão. A quantidade reservada de ingressos para retirada online é de 70% e para a bilheteria presencial de 30% da capacidade da sala.

Foto: Divulgação

Plataforma Sesc Digital

Além das sessões presenciais, parte da programação do Mix Brasil será exibida pela plataforma Sesc Digital. O público vai poder conferir do conforto de casa e de forma gratuita a mostra composta por cinco filmes dedicados ao cantor Ney Matogrosso, homenageado deste ano com o prêmio Ícone Mix. Os títulos são “Ney À Flor da Pele”, de Felipe Nepomuceno; “Ralé”, de Helena Ignez; “Depois de Tudo”, de Rafael Saar; e “Caramujo-Flor” e “Olho Nu”, ambos de Joel Pizzini.

Já entre os longas-metragens, os destaques são o argentino “Canela”, de Cecilia Del Valle, reconhecido como melhor filme da crítica do Vancouver Latin American Film Festival; “Boy Meets Boy”, de Daniel Sánchez Lopéz, Prêmio Especial do Júri no Festival Molodist de Kiev; e “Wigudun, Alma de Dois Espíritos”, de Fernando Muñoz e Raphael Salazar, uma co-produção entre Brasil e Panamá que fará sua estreia mundial no Festival Mix.

No Sesc Digital, também estará disponível a programação de 12 filmes nacionais vindos de 9 estados diferentes, que concorrem ao prêmio principal da Mostra Competitiva de Curtas. Acesse a programação completa em mixbrasil.org.br.

Serviço
29º Festival Mix Brasil – 10 a 21 de novembro
CineSesc São Paulo & Plataforma Sesc Digital
Programação: mixbrasil.org.br
Venda de ingressos: sescsp.org.br/cinesesc
Assista on-line: sescsp.org.br/festivalmixbrasil

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.