SESC - Serviço Social do Comércio

Cuidados ao escolher e frequentar restaurantes e lanchonetes

27.01.2021

Precisa comer fora de casa? Nesse caso, mantenha-se firme nos cuidados e na observação das condições gerais do ambiente para reduzir os riscos que a pandemia trouxe para o nosso dia a dia. 

Da escolha do local até o fim da sua refeição, muito pode ser feito para proteger você e a nossa comunidade.

Lembre-se que o funcionamento de restaurantes e lanchonetes no estado varia de acordo com as fases e regulamentações específicas do Plano São Paulo.

Escolha um local que respeite e sinalize o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas em todas as áreas. A distância entre as mesas deve ser de 2 metros. É recomendável escolher lugares que tenham boa ventilação natural.
As mesas e cadeiras devem ser higienizadas a cada troca de cliente, com pano limpo ou descartável e álcool 70% líquido ou outro produto bactericida.
Todos os funcionários devem estar com máscaras. Na cidade de São Paulo, os funcionários de atendimento direto aos clientes também têm que usar o protetor facial de acrílico.
Se escolher um local que tenha buffer, um funcionário do estabelecimento montará seu prato e, além da máscara, ele também deve usar luvas descartáveis e touca protetora para os cabelos.
Só aceite talheres e guardanapos embalados e temperos em sachês ou em porções individuais. Prefira estabelecimentos com cardápios que não necessitem de manuseio, como os acessíveis digitalmente, ou os revestidos com plástico, que devem ser higienizados.
Caixas e balcões de atendimento com barreira de proteção acrílica são mais seguros. Se puder, opte por formas de pagamento com menor manipulação, como transferências ou pagamentos por aproximação.
Atenção aos lavatórios e banheiros. Eles devem disponibilizar água, sabão/sabonete e toalhas descartáveis. As lixeiras devem ser acionadas por pedal.
Só retire a máscara na hora de consumir alimentos e bebidas, guardando-a em uma embalagem própria. Logo após o consumo recoloque a máscara ou use outra que esteja limpa. Lave ou higienize as mãos com álcool gel 70% sempre que manusear a máscara.
Aprecie a refeição! Manter uma boa relação com a comida em meio a tantas situações que geram tensão pode ser difícil. Depois de todos esses cuidados, procure relaxar e aproveitar ao máximo os sabores, aromas e texturas. Vai ser muito mais gostoso :)



Fonte dos protocolos:
CVS 20/2020 GT Alimentos/DITEP de 27/06/2020
Portaria Prefeito – Pref n.696 de 04/07/2020

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.