SESC - Serviço Social do Comércio

Cuidar de si e cuidar dos outros: Autocuidado em quadrinhos

09.02.2021

“Cuidar faz bem” é o mote do Sesc Verão 2021 e o Sesc Carmo resolveu apresentar essa mensagem em uma série em quadrinhos, feita pela quadrinista Flávia Borges. Nessa história, a artista resgatou o sentido histórico do termo “autocuidado”. Muito além de uma ideia individualista ou de um feito conquistado através de produtos milagrosos, o autocuidado surgiu no feminismo negro, lá pelos anos 1980. 

Em poucas imagens, percorremos muitas faces da ideia de se cuidar. Como a gente cria uma rede de cuidados e garante que todos possam receber essa atenção? Como cuidar daqueles – e principalmente daquelas – que tanto esforço fazem para cuidar de nós? O cuidado não é uma fórmula mágica vendido em cremes e loções, mas uma necessidade coletiva.  

A confusão muitas vezes pode vir do prefixo auto-, mas quando percebemos que não somos indivíduos sozinhos no mundo, esse “auto” de “autocuidado” torna-se também uma pauta política: estar bem consigo para estar bem com os outros, integrando o que está dentro da gente com o que está ao nosso redor. E isso não é só teórico, não! 

As aplicações práticas desse autocuidado voltado para o coletivo está na construção de espaços sociais mais diversos, na consolidação de redes de apoio, na disposição de se abrir para ajudar as pessoas próximas. Vamos, de pouco a pouco, vendo nós mesmos nos outros e os outros em nós mesmos para, dessa forma, fazer o mundo um espaço de acolhimento e cuidado para todos. 

Essa série foi publicada primeiro nas redes do Sesc Carmo. Você pode nos acompanhar no Facebook, no Twitter, no Instagram e também no YouTube.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.