Dia Mundial do Lazer: lazer para uma vida melhor

15/04/2021

Compartilhe:

O que fazemos nos momentos de lazer diz muito sobre nós. Você pode ser o ciclista, que também é professor, o amante de cinema, que também é caixa de supermercado, ou até mesmo a violonista, que também é engenheira. O lazer é um direito e nos ajuda a construir nossa identidade.  

Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, foi criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado dia 16 de abril, com o tema Lazer para uma Vida Melhor. 

O objetivo da criação de uma data mundial – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade. Para tanto, serão realizadas diversas atividades ao redor do planeta, com ações on-line e presenciais em 20 países (sempre respeitando as orientações de segurança sanitárias locais), com o apoio de diversas instituições parceiras.  

A palavra lazer vem do latim “licere”, que significa “ser lícito” ou “ser permitido”. O termo pode ser definido como uma série de atividades que se pode praticar no tempo livre, ou seja, no momento em que não se está trabalhando. Como exemplos estão tarefas familiares, religiosas ou sociais, que proporcionem prazer ao praticante. Neste contexto, o indivíduo tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair ou exercer alguma forma de recreação. 

“O lazer é fundamental para a sociedade, pois desempenha um papel essencial no desenvolvimento individual e comunitário, contribuindo para o bem viver, valorizando as relações sociais e assumindo, muitas vezes, lugar de expressão e engajamento na vida democrática. Sendo assim, a realização do Dia Mundial do Lazer vem reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida cotidiana, buscando ampliar as possibilidades desta manifestação e promovendo a reflexão sobre os acessos e barreiras ainda existentes”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. 

Acompanhe, curta e compartilhe nas redes sociais com as hashtags #WorldLeisureDay #WLDay #DiaMundialdoLazer #DíaMundialDelOcio. E siga o perfil do Instagram @worldleisureday para ficar por dentro de todas as novidades sobre o evento! 

Veja abaixo os destaques das programações preparadas para esta data e prepare sua agenda.  

PRINCIPAIS DESTAQUES

Mesa Temática “Lazer Torna a Vida Melhor” 
Mesa composta por representantes de quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a fim de refletir e discutir elementos da área do lazer, tais como sugestões, desafios e limites de possibilidades de ações que tenham relação com a região de cada convidado para a vivência e/ou gestão de um lazer que torne a vida melhor. 
16/04, 14h. 
YouTube da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  
 

IDEIAS – Mesa com Alberto Acosta e Danilo Santos de Miranda 
Três anos após a realização do Congresso Mundial do Lazer, que apresentou discussões sobre as principais barreiras de acesso ao lazer por todas as pessoas – bem como reflexões sobre como superá-las, entendemos que tais barreiras tornaram-se ainda maiores considerando o atual cenário de crise sanitária-econômica-política-social. Por outro lado, pesquisas e reflexões têm apontado a importância do lazer neste período de isolamento social, como garantia de bem-estar e até mesmo de manutenção da saúde durante o confinamento. Assim, este encontro buscará refletir sobre o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano, a partir dos olhares e experiências do convidado. Alberto Acosta foi ministro de Minas e Energia do Equador e pesquisador no Latin American Institute of Social Resarch, autor do livro Bem Viver e de vários outros sobre como trazer maior prosperidade econômica para a América Latina.  
16/04, 16h  
YouTube do Sesc São Paulo 

LAGEL  

Bate-papo e Lançamento do livro: Planejamento do Lazer e Recreação Comunitária 
Com Dr. John Tower (Victoria University – AUS) e Dr. Antônio Carlos Bramante (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB)
A proposta do bate-papo é apresentar as reflexões a partir do livro “Community Leisure and Recreation Planning” / Planejamento de Lazer e Recreação Comunitário (2021) de Ken Marriott, John Tower e Katie McDonald, oferecendo uma abordagem atualizada, baseada em evidências para planejar programas, instalações e serviços comunitários de lazer e recreação que podem ser aplicados a pequenos cenários locais, cidades, regiões, estados e países. 
16/4, 18h30 
YouTube do Sesc Sorocaba e Lagel 

 
SESC SP 

24 DE MAIO 

Mesa de Lançamento Do Livro “Por Todos Os Caminhos – Pontos De Cultura Na América Latina”, de Célio Turino 
Com Célio Turino e mediação de Luiz Gonzaga Trigo (ECA-USP) 
Tempo Livre, Lazer e Emancipação Social é o que o livro de Célio Turino apresenta em panorama. Passando por 11 países (México, Guatemala, El Salvador, Belize, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil) o leitor é apresentado a diversas experiências de cultura viva comunitária, de rodas de capoeira entre jovens na periferia de Cuzco/Peru, à Escola de Voladores em El Tajin, estado de Vera Cruz, no México. São inúmeras experiências espalhadas pela América Latina, potencializadas em rede pelo movimento Cultura Viva Comunitária, abrangendo os mais diversos rincões do continente, e que apontam para a percepção do lazer em novas perspectivas, como a tensão entre os sistemas históricos e natureza ou o lugar das redes na busca pelo ancestral e o comunitário. 
16/4, 14h30 
YouTube Sesc 24 de Maio 

Bate-papo – Do cinema ao Esporte: das telas para a prática  
Com a pesquisadora Ana Cristina Zimmermann e os pesquisadores e Enrico Spaggiari e Victor Melo 
O bate-papo irá explorar a relação entre o fenômeno sociocultural esporte e o cinema, e como a fruição dos gêneros cinematográficos produzem, ou podem produzir, motivação para a prática esportiva.  
Enrico Spaggiari: Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (com bolsas FAPESP).  
Ana Zimmerman: Doutora em Educação pela USFC (2010) 
Victor Andrade de Melo: Pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro; em História Social, na Universidade Federal Fluminense; e em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina. 
16/4, 19h30 
Instagram Sesc 24 de Maio 

ARARAQUARA 

Jogo da Onça  
Com Ana Elisa Mendoza, educadora do Espaço de Tecnologias e Artes         
Jogo de origem pré-colonial do povo Boe ou Bororo, etnia indígena que habita o hoje estado Mato Grosso. É um jogo de estratégia para dois participantes em que um joga com a única peça da onça e o outro com os 14 cachorros. Seu tabuleiro pode ser riscado no chão ou em uma folha de sulfite e as peças podem ser pedras, feijões, sementes ou miçangas. 
16/4, 10h  
Facebook e Instagram do Sesc Araraquara 

Vídeo – Lazer no dia a dia da Pandemia 
Com os educadores de atividades físicas do Sesc Araraquara
Vídeo curto sobre o Lazer ativo/passivo no dia a dia, trazendo uma abordagem engraçada e leve, que se conecte com quem está em casa. A partir de registros individuais da nova rotina determinada pela pandemia, buscaremos mostrar experiências pessoais de como é possível aproveitar o tempo livre das obrigações para nos divertir, relaxar e se desvencilhar, pelo menos por alguns instantes, da realidade em que vivemos. Seja brincando com os filhos, com o animal de estimação ou tomando para si um tempo fundamental de reconexão e reequilíbrio das emoções e energias.
16/4, 10h  
Facebook e Instagram do Sesc Araraquara 

Cards – A Importância do Lazer na Rotina  
Publicação nas redes sociais do Sesc Araraquara de cinco imagens com exemplos dos benefícios do lazer na rotina pessoal para aumentar a qualidade de vida, principalmente em tempos de pandemia. A rotina corrida do dia a dia e as consequências relativas ao atual cenário podem aumentar casos de ansiedade, tensão muscular e perda do sono. Nesse sentido, a prática do lazer ajuda a amenizar esse quadro com a inserção de simples atividades na nossa rotina semanal. 
16/4, 14h  
Facebook e Instagram do Sesc Araraquara 

AVENIDA PAULISTA 

Aula – Ginástica Para Todos 
Com educadores de atividades físicas do Sesc 
Aula de Ginástica Para Todos (GPT) com elementos da Ginástica Rítmica. 
Inscrições no portal SescSP
16/4, 10h 
Microsoft Teams   

Passeio virtual – Caminhando a Paulista: Pequeno Manual do Historiador da Cidade 
Com Vanessa Lima, Michele Dias, Carlos Moura e Melissa Rudalov  
Passeio virtual inspirado pela publicação Caminhando a Paulista. A ação terá uma abordagem lúdica, com o objetivo de gerar reflexão e fruição sobre a preservação do patrimônio cultural na cidade de São Paulo, tendo como foco e ponto de partida a Avenida Paulista. Os participantes receberão um material com orientações prévias para a visita em ambiente on-line.
Inscrições no portal SescSP a partir de 9/4. 
16/4, 15h30  
Microsoft Teams 

Apresentação Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica  
Coreografia com elementos e implementos utilizados na modalidade. 
16/4, 17h 
Stories do Instagram do Sesc Avenida Paulista 

Aula – Live Expressão Corporal  
Com Camila Ferezin, Bruna Martins e Karina Piazentin 
Apresentação sobre expressão corporal com a Camila Ferezin (técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica), Bruna Martins (auxiliar técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica) e Karina Piazentin, educadora de atividades físicas do Sesc. 
16/4, 19h 
Instagram do Sesc Avenida Paulista 

BAURU 

Encontro de Gestores – Políticas Públicas de Lazer – panorama e desafios 
Com Helder Ferreira Isayama, docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador em formação e atuação profissional em lazer
A constituição das Políticas Públicas de Lazer na realidade brasileira, as relações das políticas de lazer com o esporte, a cultura, o turismo e seu caráter intersetorial. Quais os desafios contemporâneos para o desenvolvimento de políticas nesse setor? Direcionado à gestores de esportes, lazer, turismo e cultura, e estudantes e profissionais da área de Educação Física, lazer e áreas afins.
Inscrições no Portal SescSP
16/4, 14h
Microsoft Teams 

BELENZINHO 

Série de “cards digitais” com dicas para lazer, ócio e tempo livre  
Temas abordados: O que é Lazer? – Ócio ou Ócio Criativo? – Tempo Livre – Lazer com interesse artístico – Lazer com interesse intelectual – Lazer com interesse físico-esportivo 
16/4, 8h 
Instagram do Sesc Belenzinho

Teste Interativo – Qual seu tempo de Lazer?  
Teste em forma de game no qual a pessoa responde perguntas sobre o tempo diário em horas despendido, levando em conta cinco pontos: trabalho/formação, família, sono/cuidados pessoais, transporte e tempo livre. 
16/4, 8h 
Instagram do Sesc Belenzinho

BERTIOGA  

Visita virtual – Conhecendo o Sesc Bertioga 
Vídeo de 2 a 5 minutos, roteirizado com imagens de fotos e vídeos de espaços e ações programáticas do Sesc Bertioga, apresentadas pelos educadores físico esportivos: Marcela Sola, Karollyne das Neves Bastos e Paulo Roberto Borges da Costa, que conduzirão o espectador aos conteúdos do lazer e sua fruição. 
16/4, 11h 
YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Bertioga 

BIRIGUI  

Oficina – Encadernação Japonesa  
Com Willian Andrade 
A atividade da encadernação artesanal é uma ótima opção para ser desenvolvida em momentos de lazer. Além de proporcionar um momento de relaxamento, incentiva a criatividade e tem como resultado lindos cadernos personalizados. A oficina traz uma introdução à encadernação japonesa, utilizando materiais simples disponíveis em casa, como o papel sulfite, linha de crochê e papel Kraft.  
16/4, 10h 
YouTubeFacebookInstagram do Sesc Birigui 

Bate-papo – O lazer mediado pelas plataformas digitais 
com prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior e prof. Dr. Luiz Octávio Lima Camargo, mediação de Maria Clara Soares Pontoglio, mestra e monitora de esportes no Sesc Birigui.
16/4, 19h30 
YouTube do Sesc Birigui 

BOM RETIRO 

Aula ao vivo – Conect@dos: Lazer Para Todos 
Com as educadoras Mellina e Juliana, que apresentarão desafios e brincadeiras em família. 
16/4, 18h30. 
Instagram do Sesc Bom Retiro

CAMPINAS 

Podcast: Lazer em Tempos de Pandemia 
Bate-papo entre Leonardo Cálix (Assistente Técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP) e Olívia Cristina Ferreira Ribeiro (Professora da disciplina de Fundamentos Teóricos do Lazer na UNICAMP, doutora em Educação Física), sobre as temáticas do lazer e o papel do Sesc SP neste campo. 
16/4, 8h 
YouTube do Sesc Campinas 

Meditação para a Saúde Mental 
Com Neila Venerando, educadora de atividades físicas do Sesc Campinas
Aula aberta de meditação, com enfoque desta na saúde mental – e suas relações em tempos de isolamento social.
16/4, 13h 
YouTube do Sesc Campinas 

Mobilidade e Alongamento 
Com Fernanda Solana, educadora de atividades físicas do Sesc Campinas
Aula aberta focada na mobilidade articular, alongamentos e postura corporal, como forma de atividade física relacionada com o lazer.
16/4, 16h 
Youtube do Sesc Campinas 

CAMPO LIMPO 

Vídeo – Vamos de bike?  
Vídeo traz dicas sobre como pedalar de forma segura e prazerosa pelas mais novas ciclofaixas do Jardim Germânia. Vamos apresentar estes equipamentos públicos e dar dicas de como andar de bicicleta pelos arredores do Cemitério São Luiz da melhor forma, com toda segurança e prazer. 
16/4, 11h 
Instagram e Facebook do Sesc Campo Limpo

Apresentação – Vem dançar 
Apresentação da coreografia do grupo de GPT do Sesc Campo Limpo O grupo de ginástica para todos – GPT 60+ do Sesc Campo Limpo irá produzir uma coreografia baseado em um dos elementos da GPT que mais proporciona o prazer do lazer, a dança. 
16/4, 16h 
Instagram e Facebook do Sesc Campo Limpo 

CARMO 

Espaço para ser 
Vídeo que reflete sobre o lazer enquanto ócio trazendo técnicas da atenção plena para a criação do espaço para ser. Com Adriana Fabozzi 
16/4, 11h 
Instagram e Facebook do Sesc Carmo 

CATANDUVA 

O legado para uma cidade 
A Cia da Casa Amarela faz a apresentação da história de Albino Alves da Cunha e Silva por meio do personagem Padre Albino, que revê suas memórias desde o tempo em que viveu em Portugal até sua chegada ao Brasil, a Catanduva, e apresenta um pouco de sua obra na cidade. A proposta desse roteiro é contar um pouco da história da cidade e interagir com a paisagem e com a arte na apreciação estética do patrimônio histórico. 
16/4, 19h 
YouTube e Facebook do Sesc Catanduva 

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO 

Viagem para dentro de casa 
Turismo, lazer e fotografia estarão interligados para se relembrar práticas ligadas a estas três esferas e o bem-estar que elas motivam. Ainda imersos em um contexto que não permite uma fruição segura e livre do turismo e do lazer em ambientes externos, o público será convidado a investigar como podemos, ainda, sermos turistas do nosso lugar, viajantes dos interiores de nossa morada, e registrar momentos de lazer. O público poderá postar, até o dia 16/04, uma foto em suas redes sociais, que ilustre seu olhar de viajante, ainda que dentro de seu lar, em um momento de lazer, marcando as #DiaMundialdoLazer #turismosocial #viajarinspira #ViajeParaDentro_CPFSesc #fiqueemcasa. Para ajudar na inspiração, está disponível o vídeo “Viagem para dentro de casa”, um vídeo-viagem da palhaça e bonequeira Genifer Gerhardt, com trilha sonora do músico Di Freitas, feito originalmente para a Semana Virtual Turismo para Todos, em maio de 2020. 
16/4, 10h30 
Facebook e Instagram do CPF 

Picture ahead: a kodak e a construção do turista-fotógrafo  
Turismo, lazer e fotografia estarão interligados para se relembrar práticas ligadas estas três esferas e o bem-estar que elas motivam. Ainda imersos em um contexto que não permite uma fruição segura e livre do turismo e do lazer em ambientes externos, o público será convidado a investigar como podemos, ainda, sermos turistas do nosso lugar, viajantes dos interiores de nossa morada, e registrar momentos de lazer. O público poderá postar, até o dia 16/04, uma foto em suas redes sociais, que ilustre seu olhar de viajante, ainda que dentro de seu lar, em um momento de lazer, marcando as #DiaMundialdoLazer #turismosocial #viajarinspira #ViajeParaDentro_CPFSesc #fiqueemcasa. Para ajudar na inspiração, estão disponíveis gratuitamente o artigo da professora Lívia Aquino, “Picture ahead: a kodak e a construção do turista-fotógrafo”’, publicado na Revista do Centro de Pesquisa e Formação em 2018 () e o bate-papo Sesc Ideias: “Turismo, fotografia e contemporaneidade”, com Lívia Aquino, Bianca Freire-Medeiros e Carolina Paes de Andrade, realizado em de 2020. 
16/4, 14h 
Facebook Instagram do CPF   

CONSOLAÇÃO  

Bate-papo – Viajar é preciso: por que o turismo é um lazer necessário para o bem viver? 
Com Daniel Nunes Gonçalves e mediação de Ana Paula Portes 
O bate-papo vai discutir porque, afinal, precisamos viajar – e também como podemos lidar com a abstinência temporária do prazer de conhecer lugares, povos e culturas. A conversa falará sobre o viajar como atividade de lazer não apenas para passatempo, mas como necessidade para a qualidade de vida e a saúde das pessoas.
Inscrições no portal SescSP 
16/4, 10h 
Microsoft Teams   

Relatos – Sentir o Lazer: Reinvenções da Vida Social 
Relatos que dialogam com o lazer e as novas formas de viver em sociedade. “Como você sente o lazer? No cenário mundial atual, no qual a vida social, as relações e as experiências se transformam diariamente, será possível se reinventar e construir novas formas de usufruir do lazer? 
16/4, 12h 
InstagramFacebook e YouTube do Sesc Consolação 

GUARULHOS  

Bate-papo – Lazer como estratégia para uma melhor qualidade de vida.  
Com Márcio Atalla  
Bate-papo ao vivo, que abordará a importância e os desafios da mudança de comportamento e a adoção de hábitos saudáveis na busca e promoção da saúde e da qualidade de vida por meio do Lazer. Márcio Atalla é professor de Educação Física com pós-graduação em Nutrição. O consultor convidado abordará o tema dando dicas e responderá as perguntas do público pelo chat.  
16/4, 19h 
YouTube do Sesc Guarulhos 

INTERLAGOS 

Lazer e trabalho 
Com Sandro Dias  
O que acontece quando sua atividade de lazer, acaba se tornando seu trabalho? Ainda continua lazer? O skatista Sandro Dias, o “Mineirinho”, irá falar sobre sua relação sobre lazer e trabalho durante a trajetória no universo do skate. 
16/4, 10h 
YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Interlagos   

IPIRANGA  

Palestra – Lazer e identidades: encontros no envelhecer  
Reflexão sobre o lazer como direito no envelhecer, em busca de compreender melhor desigualdades e sobreposições de opressão e discriminações existentes em nossa sociedade, as interseccionalidades, o tempo e os sujeitos das experiências, sobre os modos de viver e de se relacionar. 
16/4, 11h 
YouTube do Sesc Ipiranga

ITAQUERA 

Malabares  
A prática de malabares melhora a coordenação motora e a agilidade com movimentos de lançar e receber. Nesta ação desenvolvida com os educadores do Sesc, os participantes vão aprender de forma lúdica e educativa os movimentos de malabares, com materiais alternativos como sacolas plásticas e bolinhas de papel.  
16/4, 8h 
Facebook e Instagram do Sesc Itaquera

JUNDIAÍ 

Lazer e o Ócio Criativo 
Uma publicação com fotos e textos, no Instagram do Sesc Jundiaíexplica o que é o Lazer, usando a sala de estar de uma casa para mostrar as diversas possibilidades de lazer. 
16/4 
Instagram do Sesc Jundiaí 

OSASCO  

Bate-papo ao vivo – Lazer e Direitos Humanos 
Com Alcyane Marinho e Priscila Mari dos Santos Correia  
A Prof. Dra PHD Alcyane Marinho e a Prof. Dra. Priscila Mari dos Santos Correia abordam o lazer e os direitos humanos. Com mediação de Maíra Martins, graduada em Letras, mestre em educação, educadora de artes visuais e tecnologias do Sesc Osasco 
16/4, 19h 
Facebook do Sesc Osasco  

PINHEIROS 

Bate-papo – Lazer no espaço urbano pelo olhar dos amantes da bicicleta. 
Abordará as possibilidades e limites para o lazer na cidade neste momento de pandemia e como os ciclistas observam a prática do ciclismo neste cenário.
Natalia Lackeski é integrante do Instituto Aromeiazero, que tem por objetivo ampliar o olhar para bicicleta na sociedade. 
Renato Goes é Co-fundador do Urban Bike SP, guia turístico e jornalista especializado em Cultura e Educação. 
Thiago Allis é pesquisador e professor de Lazer e Turismo na EACH USP com interesse nos assuntos ligados ao turismo, ao turismo urbano e às mobilidades. 
Inscrições no portal SescSP 
16/04, 11h
Via plataforma digital Zoom

PIRACICABA 

Aula – Vem Dançar  
Aula de ritmos variados com educadores de atividades físicas do Sesc SP, trabalhando de uma forma descontraída as capacidades e habilidades físicas. 
16/4, 19h 
YouTube do Sesc Piracicaba  

Caminhos da Serra de Charqueada  
Vídeo que mostra a Serra de Itaqueri através do município de Charqueada. Entre trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas, os Caminhos da Serra revelam um lazer pouco explorado pelos moradores da região. A produção é uma parceria entre Sesc e Prefeitura de Charqueada, por meio de sua Secretaria de Turismo. 
16/4, 19h 
YouTube do Sesc Piracicaba

Documentário – O lazer na Paulicéia  
Como crianças e adolescentes curtem seu lazer na periferia de Piracicaba? Neste documentário, um relato do projeto Brincalhão realizado pela Casa de Cultura Hip Hop, na Paulicéia, bairro periférico de Piracicaba, onde as brincadeiras acontecem na rua, resgatando uma socialização e uma possibilidade de lazer esquecida nas grandes cidades. 
16/4, 19h15 
YouTube do Sesc Piracicaba

POMPEIA  

Aula ao vivo – Yoga Kimect 
Com Emaye Ama Mizani  
A Kemetic Yoga é um antigo sistema egípcio baseado nas práticas de movimentos físicos combinados com respiração profunda controlada e meditação. A versão moderna deste antigo sistema foi desenvolvida a partir da pesquisa primária realizada pelo Dr. Asar Hapi. A Kemetic Yoga ou, em português, Ioga Kemética, Ioga egípcia (kemet, significa Terra Negra, o nome Egito é a versão grega da palavra) é um antigo sistema egípcio baseado nas práticas de movimentos físicos combinados com respiração profunda controlada e meditação. A versão moderna deste antigo sistema foi desenvolvida a partir da pesquisa primária realizada pelo Dr. Asar Hapi. A prática africana e preta Kemetic Yoga é mais um exemplo das expressões socioculturais que foram embranquecidas devido a uma sociedade colonialista e epistêmica, a qual estamos inseridos. Por isso, é comum a perspectiva do yoga como uma prática de raízes brancas, principalmente porque muitos praticantes são brancos. Não é apenas uma prática corporal, arte ou cultura e, sim, um resgate ancestral e milenar de uma prática espiritual e preta, além de fortalecer identidade histórica.
16/4, 9h 
Instagram do Sesc Pompeia

Bate-papo ao vivo – Lazeres possíveis 
Com Reinaldo Pacheco, Sérgio Nacarato, Giovanni Venturini e mediação de Luciana Itapema (Gestora Cultural Esportiva e pesquisadora em gestão do esporte). 
Bate-papo sobre o tema Lazer Possível com pesquisadores da área de Lazer, entre eles um sociólogo, pesquisador de psicomotricidade e um artista, cada um trazendo contribuições para as áreas que foram desenvolvidas nas atividades do dia. 16/4, 18h 
YouTube do Sesc Pompeia 

PQ. DOM PEDRO II           

Oficina – Lazer em Casa: Jogos de Tabuleiro e Desafios de Mesa 
Com Astolfo Belém  
Ensino e desenvolvimento de técnicas com jogos de tabuleiro e desafios de mesa, em ambiente virtual. A oficina apresenta regras de jogos simples, bem como sugestão de construção de tabuleiros com materiais caseiros, possibilitando a continuidade da prática nos próprios ambientes dos participantes, provocando a inserção de exercícios mentais em suas rotinas diárias. 
Inscrições no portal SescSP 
16/4, 18h 
Microsoft Teams 

PRESIDENTE PRUDENTE  

Minidocumentário – Pelas águas do Oeste! vivências de lazer em rios e lagos da região de Presidente Prudente  
Um vídeo poético leva o público a um passeio pelos rios e demais paisagens naturais mais marcantes da região Oeste Paulista, pontos para lazer, práticas de atividades físicas ou o simples apreciar de um belo pôr-do-sol. Neste mini-doc o Sesc Thermas te leva até a região do Pontal do Paranapanema, formada pelo encontro dos rios Paraná e Paranapanema. Vamos apresentar as belezas naturais dessa região, os conflitos sociais existentes e as possibilidades de lazer e atividades físicas integradas ao meio ambiente. O Pontal do Paranapanema é uma região que envolve 32 cidades (inclusive Presidente Prudente) e geograficamente é formada pelos rios Paraná e Paranapanema. É uma região com muitas belezas naturais e marcada por conflitos sociais e agrários. O Abraço que une os dois rios (Paraná e Paranapanema) formam um ângulo e é por isso que o Pontal do Paranapanema recebe esse nome. Relíquias arqueológicas encontradas na região indicam a presença humana há pelo menos 8 mil anos. 
16/4, 9h 
YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Presidente Prudente   

RIBEIRÃO PRETO  

Bate-papo ao vivo – O Esporte e suas variáveis sociais – A Bicicleta no contexto das cidades 
Com Erika Sallum, Lucas Bretas, Danilo Terra e Bruno Tavares  
Encontro on-line para discutir a prática esportiva, em especial a mobilidade sobre duas rodas. A bicicleta no contexto das cidades, esporte, lazer e trabalho. Temas esses que abrem a possibilidade de reflexões que envolvem a população das cidades e discutem sobre a apropriação de espaços públicos para a prática esportiva, as políticas contra o racismo, a equidade e a igualdade de direitos, o lazer e a recreação, a arquitetura das cidades, entre outros assuntos que certamente serão elencados no decorrer da realização do projeto. São Paulo, Franca e Ribeirão Preto, com a participação da jornalista Erika Sallum, dos profissionais de educação física Danilo Terra e Bruno Tavares. Mediação do jornalista Lucas Bretas.  Participação de pesquisadores, gestores públicos, educadores, atletas, ex-atletas e jornalistas convidados. 
16/4, 19h30  
YouTube do Sesc Ribeirão Preto 

Indicação de livros – Leitura como Lazer 
Leitura e lazer se complementam, pois ambos promovem o prazer, a informação e o conhecimento. Como direito universal, o acesso à leitura é importante para que o indivíduo aprimore seus saberes, entendendo sua visão de mundo e contribuindo para o seu crescimento e de toda a sociedade. Confira as indicações de livros da Biblioteca do Sesc Ribeirão Preto para o lazer e a importância da leitura! 
16/4, 18h 
Facebook e Instagram do Sesc Ribeirão Preto

RIO PRETO 

Bate-papo – Lazer em tempos de restrições: É possível?  
Com Ana Célia Filipin, psicóloga, Salvador Hernandez, especialista em meditação, e Emerson José Lima da Silva, educador do Sesc Thermas de Presidente Prudente e Mestre em Educação
Nesse bate-papo, os participantes fazem uma reflexão sobre o lazer e apontam possibilidades e caminhos na mudança de comportamentos em momentos de restrições sociais. 
16/4, 19h
YouTube do Sesc Rio Preto 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS     

Bate-papo – Direito ao lazer: Espaços, equipamentos e ressignificações  
Com Gisele Valle e Rosangela Martins de Araujo Rodrigues. Mediação de Leonardo Calix
Bate-papo que abordará o direito ao lazer a partir de leituras acerca da gestão pública para o fomento e proposição de ações, espaços e equipamentos de lazer e, a partir da ativação de espaços públicos ressignificados e ocupados por iniciativas coletivas e ou individuais civis. 
16/4, 19h 
YouTube do Sesc São José dos Campos 

SANTANA  

Passeio virtual – Turismo Comunitário – Cananéia/ SP: Quilombo Mandira    
Com Ederon Marques, Andrea Fraga e Luiz Eduardo Cotrim  
O Quilombo do Mandira localiza-se no município de Cananéia, litoral sul do estado, e região de preservação ambiental. A partir da entrevista com D. Irene, moradora, vamos conhecer o território e sua história, as práticas e saberes da comunidade, sua inserção na cadeia produtiva local e entender a importância do turismo comunitário. 
16/4, 10h 
YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Santana 

SANTO AMARO 

Percussão Corporal 
Com músico e percussionista Gabriel Draetta
Vídeo com breve introdução à Percussão Corporal, apresentando os principais sons corporais e os primeiros passos para qualquer pessoa aprender a executar ritmos básicos com seu próprio corpo em sua própria casa. Serão abordados também os princípios básicos do ritmo e da percussão, como o tempo, pulsação e subdivisão. 
16/4, 16h 
YouTubeFacebook e Instagram do Sesc Santo Amaro   

Aula ao Vivo – O Lazer e suas possibilidades 
Aula teórico-prática abordando o lazer e suas várias possibilidades sob a orientação do Educador Everton Bispo. 
16/4, 18h 
Facebook do Sesc Santo Amaro   

SANTO ANDRÉ  

Aula – Yoga em Familia 
Com Yoga com História  
Nesta atividade, João Soares e Rosa Muniz trazem o Yoga em família na perspectiva de narrativas lúdicas associadas aos asanas com a intenção de aproximar os pequenos do universo do Yoga.  
16/4, 10h 
YouTube e Facebook do Sesc Santo André   

SANTOS  

Yoga Tok  
Uma grande brincadeira para os aficionados e para aqueles que desejam conhecer a Yoga. Com a participação espontânea do público, serão apresentados vídeos curtos e divertidos com posturas e/ou sobre a cultura desta prática corporal com o intuito de mostrar possibilidades para que as pessoas também criem vídeos curtos e publiquem marcando o Sesc Santos nas redes sociais. 
16/4, 9h 
Instagram do Sesc Santos

Jogos de Tabuleiro 
Ensino e técnicas de jogos de tabuleiro em formato virtual, apresentando regras simples, bem como a sugestão de construção de tabuleiros com materiais caseiros para a continuidade da prática nos próprios ambientes dos participantes, provocando a inserção de exercícios mentais em suas rotinas diárias.
Inscrições em bit.ly/jogosdetabuleiroonline.
16/4, 14h 
Google Meet 

Vídeo Contação de história – De Malas Prontas – Uma viagem Viagem pelos contos e lendas do Vale do Paraíba  
Três vídeo-histórias presentes na memória dos moradores do Vale do Paraíba, recolhidas, registradas e com alguns pontos aumentados por Ricardo Azevedo no livro “Contos e lendas de um Vale Encantado – Uma viagem pela cultura popular do Vale do Paraíba”. 
16/4, 15h 
YouTubeInstagram e Facebook do Sesc Santos 

Oficina ao vivo – Brincando de Circo 
Com Bella Cia  
Nesta atividade, as crianças aprenderão a construir materiais circenses de malabares e equilíbrio com objetos que possuem em casa, em uma interação na qual quem ensina a construir também demonstra e apresenta as possibilidades de manobras e movimentos típicos do circo. 
16/4, 19h30 
YouTube do Sesc Santos 

SÃO CAETANO 

Bate-papo ao vivo – Lazer 4.0.  
Com Prof. Dr. Gustavo Luis Guitierrez (UNICMP) e Prof. Ms Fabiano Augusto João (USCS)  
Neste encontro ,os convidados debaterão e proporão reflexões acerca do tema Lazer e terão como referência o conceito de indústria 4.0. Falar de Indústria 4.0 é fazer referência a essa “Quarta revolução indústria” gerada pelos usos da tecnologia da informação, hiperconectividade e universo digital. Assim como na Indústria 4.0 há transformações que rompem e inovam as maneiras como uma indústria se organiza, o lazer também é influenciado pela existência desse espaço virtual que estamos inseridos. Neste sentido o uso do Termo Indústria 4.0 é apenas um referencial. Não serão aprofundadas questões referentes ao termo “indústria”. A ideia é caminhar com a discussão para questões que abrangem relações de lazer no ambiente virtual e ambiente presencial/real. Onde está e como se comporta nesses espaços que competem ou se complementam? O que pode significar não termos linhas claras entre lazer e trabalho, existem consequências?  
16/4, 19h 
YouTube do Sesc São Caetano

SÃO CARLOS 

Oficina: Paralelebichos 
Crianças e adultos estão convidadas para participar desta oficina divertida, criativa e realizada com materiais bem simples que todo mundo tem em casa. Vamos construir animais de uma maneira bem diferente – são os Paralelebichos – que o Coletivo Unsquepensa Arte, da cidade de Araraquara, trouxeram para gente.
Inscrições no portal SescSP 
16/4, 16h 
Microsoft Teams 

Aula ao vivo – Ritmos Dançantes 
As educadoras do Sesc São Carlos e Sesc Piracicaba trazem como proposta, para o Dia Mundial do Lazer, uma aula de dança bem animada pra ninguém ficar parado. Uma ótima oportunidade para você se divertir e trabalhar o condicionamento físico ao mesmo tempo. Será uma aula de intensidade moderada, para todos os públicos. 
16/4, 19h 
YouTube e Facebook do Sesc São Carlos e Sesc Piracicaba
Taubaté 

Aula Especial Lúdica  
Nesta vídeoaula os educadores irão propor diversas atividades que podem ser feitas por toda a família, mesmo dentro de casa. Já parou pra pensar que diversos utensílios domésticos podem se tornar material esportivo e lúdico? Com um pouquinho de imaginação é possível criar o lazer com os diversos materiais encontrados dentro de casa e colocar a família toda pra se divertir.
16/4, 19h 
FacebookInstagram e YouTube do Sesc Taubaté   

VILA MARIANA    

Bate-papo – Políticas de esporte e lazer: sobre seus impactos e bem-estar nas cidades  
Com Maria Teresa Diniz e João Paulo Amaral e mediação de Natália Garcia 
A proposta desse encontro/bate-papo é apresentar boas práticas existentes, demostrando como as soluções locais e participativas são importantes e impactam a população em vários aspectos tendo a perspectiva do lazer e tudo que ele pode oferecer como eixo para a conversa. 
16/4, 18h  
YouTube do Sesc Vila Mariana 

DESTAQUES DO SESC NACIONAL 

O portal #SescComVc traz informações sobre o Dia Mundial do Lazer e destaca as principais programações, realizadas ao longo do dia, com toda multiplicidade de áreas que o lazer contempla. Encontre a sua!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.