SESC - Serviço Social do Comércio

Em memória do ícone da arquitetura Paulo Mendes da Rocha

24.05.2021

No último domingo, dia 23 de maio, nos despedimos de Paulo Mendes da Rocha, um ícone da arquitetura brasileira e internacional. Junto com a MMBB Arquitetos, fez o projeto da reforma e reestruturação do antigo prédio da loja de departamentos Mesbla, hoje Sesc 24 de Maio, um espaço de aproximadamente 28 mil m², com uma ousada piscina no topo, destinado a práticas culturais e esportivas. 

Capixaba radicado na capital paulista, o arquiteto, urbanista e professor foi expoente da chamada “escola paulista”. Sua arquitetura se integrava ao entorno com formas cruas, sempre levando em conta o pertencimento a um bem público: a cidade. Entusiasta do usufruto da vida urbana, morava no centro de São Paulo e andava a pé até o escritório. 

Quando soube que crianças brincavam no espelho d’água do 11º andar do edifício do Sesc 24 de Maio, ficou feliz e disse que adultos também deveriam experimentar a alegria de brincar em uma fonte pública.  

No vídeo a seguir, relembramos os pensamentos revolucionários do arquiteto e urbanista e seu olhar sempre atento à sociedade e ao comportamento. 

Entre os trechos selecionados, alguns fazem parte da série Galáxias: Olhares sobre o Brasil, em que Paulo Mendes da Rocha participa, tratando de temas como Produção Estética, Educação, Política, Identidade Nacional e Movimentos Sociais, entre outros. Assista em sesctv.org.br/galaxias e também na plataforma Sesc Digital.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.