SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

Em tempos de distanciamento social, o que fazer com o tempo livre?

26.03.2020

Nesses dias de confinamento, pensar e repensar a própria essência do ócio e do tempo livre se faz ainda mais necessário.


Quando escolhemos parar — puxar o freio de mão, pausar, relaxar, não fazer nada, chame como quiser — a sensação é das mais prazeirosas; mas ser obrigado a parar, como muitos estão sendo obrigados agora, não parece ser tão agradável.

E isso nos faz pensar como as condições sociais podem influenciar nas escolhas e oportunidades de ócio, do lazer e do que fazer com o tempo livre?

Muito antes dessa onda de recolhimento para nossa saúde, o Sesc São Paulo realizou, em parceria com a World Leisure Organization, a 15ª edição do Congresso Mundial de Lazer, e o assunto “Lazer sem restrições”, norteou as contribuições de 34 países participantes do evento.

O congresso abordou a temática das principais barreiras físicas, socioeconômicas e simbólicas, que ainda existem e dificultam o acesso de todas as pessoas ao lazer. Inspirado nesse encontro, foi criado o documentário Ócio, Lazer e Tempo Livre, que traz ideias e reflexões, a partir da fala de acadêmicos e estudiosos que se dedicam a temática do lazer, ao redor do mundo.


“O conceito de ócio foi transformado, como se nós fossemos improdutivos nesse momento. Essa falta de produção acontece no campo mercantilista, quando não fazemos nada que vai dar retorno ao mercado”

Simone Rechia
Professora de Lazer da Universidade do Paraná


E para levantar as questões relacionadas ao tempo livre, o SescTV lança esse documentário, dirigido por Marcelo Machado e já disponível em nosso site. Durante a produção, acadêmicos e estudiosos do Gana, de Israel e do Brasil, entre outros, nos convidam a pensar como desfrutamos de atividades que consideramos agradáveis e de nossos momentos de descanso.


A produção já está disponível no site: Assista o documentário na íntegra.

SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo e pode ser sintonizado no canal 128 da OiTV, em operadoras independentes em todo o Brasil e também nas antenas parabólica. Você também pode assistir ao vivo ou on demand em Sesctv.org.br

Conteúdo relacionado