Muito além da literatura: documentário revela atuação humanitária de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista

27/01/2021

Compartilhe:

No Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto – genocídio de 6 milhões de homens, mulheres e crianças judias, perpetrado pelo regime Nazista e seus seguidores –, o CineSesc e o Consulado Geral de Israel em São Paulo se unem para apresentar o documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela.


O filme retrata o período em que um dos mais importantes escritores da língua portuguesa de todos os tempos, o brasileiro João Guimarães Rosa, foi Cônsul-Ajunto em Hamburgo, na Alemanha. Em um dos momentos mais sombrios da humanidade, Guimarães Rosa, ao lado de Aracy de Carvalho, também funcionária do Consulado e companheira de Rosa, ajudaram dezenas de judeus a migrar para o Brasil.

Instituída pela ONU em 2005, a data marcou na época o 60º aniversário da libertação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau. E tem como objetivo homenagear todas as vítimas e para nunca nos esquecermos da barbárie que lá ocorreu, evitando assim que este crime contra a humanidade aconteça novamente.

“A data tem um significado muito importante não apenas para a comunidade judaica, mas para todo o mundo”, afirma Alon Lavi, Cônsul-Geral de Israel em São Paulo. “Emocionante saber que um diplomata brasileiro e uma funcionária do Consulado foram determinantes na vida de muitas pessoas”, conclui.

A partir do dia 27 de janeiro, quarta-feira, o filme ficará disponível gratuitamente, na plataforma de streaming do Sesc Digital, na série Cinema #EmCasaComSesc, durante um mês. Acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa
 

OUTRO SERTÃO
Dir.: Adriana Jacobsen, Soraia Vilela | Brasil | 2013 | 73 min | Documentário | 10 anos

O filme relembra a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, resgatando a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram, uma entrevista inédita com o próprio escritor, cartas, contos e anotações em off revelam novos aspectos de sua biografia. Documentos inéditos e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Rosa naquela época.

Mais informações acesse www.outrosertao.com

As diretoras

Adriana Jacobsen é realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.

Soraia Vilela é jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em Belo Horizonte.

Sobre o Consulado Geral de Israel em São Paulo

O Consulado Geral de Israel em São Paulo se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e São Paulo e os estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de seus departamentos de cultura, imprensa e política, o Consulado desenvolve atividades para apresentar Israel ao público brasileiro e proporcionar este intercâmbio cultural. Além disso, engloba uma das maiores missões econômicas de Israel no mundo e uma equipe do Ministério do Turismo, também dedicados a criar pontes entre os dois países.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.