SESC - Serviço Social do Comércio

Música de cinema: Brasil adentro

29.04.2021

Por Cecília De Nichile*

O cinema carrega a possibilidade do imaginário. Com os filmes, é possível viajar para os mais distantes lugares, pelas inúmeras histórias. As narrativas e sonoridades presentes nesta playlist nos transportam pela diversidade de paisagens brasileiras e nos oferecem o encontro com a multiplicidade de sujeitos que habitam esses lugares recônditos. Indivíduos que muitas vezes precisam partir, desejam voltar e que vivenciam suas buscas Brasil adentro. São músicas que nos conduzem pelas estradas, espaços e identidades desses personagens que passam, mantêm-se e fogem, carregados de memória e saudade.

1. Filme: Bacurau (Dir: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dorneles, Brasil, França, 2019, 132 min)
Sinopse: Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?
Canção: Não Identificado, Gal Costa

2. Filme: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Dir: Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009, 75 min)
Sinopse: Um geólogo cruza o sertão para visitar uma região isolada, levando como companhia apenas um rádio e seus pensamentos. A viagem é pura melancolia e solidão.
Canção: Morango do Nordeste, Karametade

3. Filme: Boi Neon (Dir: Gabriel Mascaro, Brasil, Uruguai, Holanda, 2015, 101 min)
Sinopse: Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os animais para os eventos é também a casa improvisada desses trabalhadores. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino.
Canção: Astronauta, Os Nonatos

4. Filme: Arábia (Dir: Affonso Uchôa e João Dumans, Brasil, 2017, 97 min)
Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.
Canção: Homem na Estrada, Racionais MC`s

5. Filme: O Filme da Minha Vida (Dir: Selton Mello, Brasil,  2017, 117 min)
Sinopse: Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que deixou a ele e a sua mãe para voltar a viver na França. Professor de francês no colégio da cidade e apaixonado pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.
Canção: Coração de Papel, Sérgio Reis

6. Filme: Lisbela e o Prisioneiro: (Dir: Guel Arraes, Brasil, 2003, 104 min)
Sinopse: Lisbela e o Prisioneiro é uma comédia romântica e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema. Lisbela está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história de amor cheia de personagens tirados do cenário nordestino.
Canção: Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, Caetano Veloso

7. Filme: Deus e o Diabo na Terra do Sol (Dir: Glauber Rocha, Brasil, 1964, 118 min)
Sinopse: No sertão do Nordeste, um vaqueiro mata o coronel que o explora e foge acompanhado da esposa. Eles juntam-se, então, aos seguidores do profeta Sebastião.
Canção: Deus e o Diabo na Terra do Sol, Sérgio Ricardo, João Gurgel, Marina Lutfi e Adriana Lufti

8. Filme: Iracema Uma Transa Amazônica (Dir: Jorge Bodanzky, Orlando Senna, Brasil, 1974, 95 min)
Sinopse: 1970, Belém do Pará, um motorista de caminhão sulista, durante as festas do Círio de Nazaré, conhece Iracema, uma jovem índia prostituída. Dá-lhe uma carona, deixando-a num lugarejo no meio da estrada.
Canção: Você é Doida Demais, Lindomar Castilho

9. Filme: Cinema, Aspirinas e Urubus (Dir: Marelo Gomes, Brasil, 2005, 100 min)
Sinopse: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.
Canção: Serra da Boa Esperança, Francisco Alves

10. Filme: Bye Bye Brasil (Dir: Cacá Diegues, Brasil, 1980, 101 min)
Sinopse: Uma trupe de artistas viaja pelo interior do Brasil. Um caminhão transporta a Caravana Rolidei: Salomé, a dançarina; Lorde Cigano, o mágico; e Andorinha, o Rei dos Músculos.
Canção: Bye Bye Brasil, Chico Buarque

11. Filme: História da eternidade (Dir: Camilo Cavalcanti, Brasil, 2014, 120 min)
Sinopse: Alfonsina tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência está na faixa dos 40. Das Dores já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Amam e desejam ardentemente.
Canção: Fala, Secos & Molhados

12. Filme: 2 Filhos de Francisco (Dir: Breno Silveira, Brasil, 2005, 129 min)
Sinopse: Incentivados pelo pai Francisco, lavrador do interior de Goiás cujo sonho aparentemente impossível é transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja, Mirosmar aprendeu acordeão e Emival, violão. Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem um empresário que consegue fazer deles um sucesso no interior do Brasil até um acidente interromper a carreira da dupla. Anos mais tarde, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé Di Camargo, mas a fama só chega quando se junta ao irmão Welson, o parceiro perfeito para concretizar a profecia de seu pai.
Canção: Tristeza do Jecá, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Zezé de Camargo

13. Filme: Eu Tu Eles (Dir: Andrucha Wadington, Brasil, 1999, 104 min)
Sinopse: Uma Mulher vive com três maridos na mesma casa.
Canção: Asa Branca, Gilberto Gil

14. Filme: Árido Movie (Dir: Lírio Ferreira, Brasil, 2006, 115 min)
Sinopse: Jonas é o repórter do tempo de uma grande rede de TV, que mora em São Paulo, mas está rumo à sua cidade-natal, localizada no interior do nordeste. O motivo é a morte de seu pai, com quem teve pouquíssimo contato e que foi assassinado inesperadamente. Jonas enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de Soledad, uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar, ele encontra uma parte da família a qual não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai.
Canção: Impossível Acreditar Que Perdi Você, Márcio Greyck

15. Filme: Central do Brasil (Dir: Walter Salles, Brasil, França, 1998, 107 min)
Sinopse: Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Mas ela morre, e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai.
Canção: Preciso Me Encontrar, Antonio Pinto, Jacques Morelenbaum e Cartola

16. Filme: Bacurau (Dir: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dorneles, Brasil, França, 2019, 132 min)
Sinopse: Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?
Canção: Réquiem para Madraga, Geraldo Vandre

17. Tatuagem (Dir: Hilton Lacerda, Basil, 2013, 110 min)
Sinopse: Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
Canção: Volta, Johnny Hooker

18. À beira do caminho (Dir: Breno Silveira, Brasil, 2012, 102 min)
Sinopse: Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.
Canção: O Portão, Roberto Carlos

Ouça na sua plataforma de streaming favorita!

Spotify

Deezer

Apple Music

*Cecília De Nichile é assistente de Cinema na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP, formada em Audiovisual e mestre em Comunicação e Semiótica.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.