No aniversário de Edgar Morin, assista ao documentário dedicado ao pensador francês

08/07/2020

Compartilhe:

Afinal,  o que é um diário?

Para o pensador Edgar Morin, o diário é, antes de tudo, uma luta contra o tempo: “Serve de certo modo para impedir que o dia que passa se dissolva completamente e que dele reste um traço a partir do qual eu poderia mais tarde ressuscitá-lo, pelo menos por meio da memória, em minha mente.”

Morin afirma que é nos diários que ele dá o melhor de si mesmo. Nada como conhecer esses escritos, portanto, para mergulhar no pensamento do filósofo e sociólogo francês, que acaba de completar 99 anos. É essa a proposta do documentário “Edgar Morin – Diários Abertos de um Humanista“, do SescTV, disponível na Plataforma Sesc Digital.

O filme retrata as ideias e o pensamento de Edgar Morin a partir de suas reflexões reunidas na coleção ‘Diários de Edgar Morin‘, publicada no Brasil pelas Edições Sesc, que compreende três diários escritos por ele em momentos diferentes da vida: “Diário da Califórnia”, “Um Ano Sísifo” e “Amar, Chorar, Rir, Compreender”. 

Assista!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.