SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

Retrospectiva #EmCasaComSesc

11.01.2021

As seleções da retrospectiva #EmCasaComSesc convidam a revisitar o nosso acervo sob uma nova perspectiva. Neste mergulho, você poderá ver e rever shows, espetáculos de teatro e dança e atividades para criançasia partir de relações temáticas encontradas pela equipe curatorial.

Desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc proporciona encontros em ambiente digital com importantes nomes da cultura brasileira, dos mais variados estilos, das linguagens de MúsicaTeatroDança e Crianças. Boa parte desses encontros está disponível em nosso Youtube.com/sescsp e você poderá acessar este conteúdo a partir de uma retrospectiva. Queremos te convidar para conferir algumas seleções e revisitar o conteúdo disponível com um novo olhar.

Aqui, trazemos uma série de playlists especiais com conexões e eixos temáticos encontrados em shows, peças teatrais, espetáculos de dança e atividades para as crianças. A ideia é que você possa se aprofundar numa temática que aprecie e encontrar artistas e espetáculos que dialoguem com ela — ou, quem sabe, descobrir novos universos, gostos e estilos.

Então, #FiqueEmCasa e relembre (ou conheça) parte da nossa programação de lives a partir dessa retrospectiva. Acesse as playlists por linguagens a seguir:

Música #EmCasaComSesc
– Retrô_Samba
– Retrô_Rock
– Retrô_EmFamília

Teatro #EmCasaComSesc 
– Retrô_ArtistasVeteranos
– Retrô_Medeias
– Retrô_CriaçõesDaCasa
– Retrô_Ausências

Dança #EmCasaComSesc
– Retrô_Isolamentos
– Retrô_DançasNegras
– Retrô_GrandesTrajetórias

Crianças #EmCasaComSesc 
– Retrô_Dança
– Retrô_Bonecos
– Retrô_Literatura
– Retrô_Negritude

Música #EmCasaComSesc

Retrô_Samba

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, diz a famosa canção de Dorival Caymmi. Então, o Música #EmCasaComSesc criou esta playlist para você cair no samba. A seleção celebra um dos mais populares gêneros musicais do Brasil e relembra os artistas e grupos que passaram pela programação da série.

Retrô_Rock

Você gosta de rock, bebê? Então, está no lugar certo! O Música #EmCasaComSesc criou esta playlist roqueira que reúne apresentações de artistas e bandas que passaram pela nossa programação. As lives passeiam pelo rock and roll clássico até as novidades nacionais do gênero.

Retrô_EmFamília

Nesta retrospectiva criada pelo Música #EmCasaComSesc, você encontra artistas que se apresentaram na nossa programação em família: tem músicos irmãos, casais, pai e filho, filha e pai. São familiares que se juntaram para levar ao público música de variados estilos.

Teatro #EmCasaComSesc 

Retrô_ArtistasVeteranos

O Teatro #EmCasaComSesc trouxe espetáculos protagonizados por artistas cujas trajetórias se confundem com a história das artes cênicas, do cinema e da televisão no Brasil. Com obras e personagens inesquecíveis em suas carreiras, eles aceitaram o desafio de adaptar seus trabalhos — ou de até mesmo criar um novo de suas próprias casas — para nosso palco virtual. Para homenageá-los, criamos esta playlist com as peças que passaram pela programação da série.

Retrô_Medeias

A história de Medeia, potente figura feminina da tragédia grega de Eurípides que mata os próprios filhos, foi revisitada e recriada sob diferentes pontos de vista por espetáculos que passaram pela programação do Teatro #EmCasaComSesc. As peças, adaptadas pelos artistas para serem apresentadas de suas casas, estão reunidas nesta playlist.

Retrô_CriaçõesDaCasa

Utilizar a casa como espaço cênico foi um desafio para os artistas que passaram pela programação do Teatro #EmCasaComSesc. Obras foram recriadas e novos trabalhos surgiram. Esta playlist reúne apresentações nas quais cada artista à sua maneira buscou formas de repensar e ressignificar o que é fazer teatro e como é possível estar junto sem contato físico neste período de isolamento social.

Retrô_Ausências

Em 2020, sentimentos como a ausência e a solidão ganharam outros contornos com o isolamento social. Nesta playlist, o Teatro #EmCasaComSesc reúne espetáculos de diferentes estilos que olham de forma poética para a solitude. As peças foram transmitidas da casa dos artistas ou dos palcos das unidades do Sesc, sem a presença do público na plateia e seguindo todos os protocolos de segurança.

Dança #EmCasaComSesc

Retrô_Isolamentos

Com o isolamento social devido à pandemia, estar em casa ganhou novos significados e sensações. O Dança #EmCasaComSesc preparou uma playlist com espetáculos que passaram pela programação e refletem sobre esse contexto em suas temáticas e na própria forma doméstica como os trabalhos foram criados e apresentados.

Retrô_DançasNegras

Pelo palco do Dança #EmCasaComSesc passaram espetáculos de diferentes vertentes da dança que abordam as poéticas dos corpos negros. Os espetáculos, coreografias e performances estão reunidos nesta playlist para você ver e rever quando quiser.

Retrô_GrandesTrajetórias

Nesta playlist, o Dança #EmCasaComSesc homenageia artistas com mais de 20 anos de trajetória que passaram pela programação da série. As apresentações, de diferentes vertentes da dança contemporânea, foram realizadas da casa dos artistas, que adaptaram suas criações para nosso palco virtual.

Crianças #EmCasaComSesc

Retrô_Dança

O Crianças #EmCasaComSesc criou esta playlist especial com espetáculos que passaram pela programação da série e abrem mão da palavra para dar lugar ao lúdico por meio do circo, da dança e de outras formas corporais de expressão.

Retrô_Bonecos

Apresentações com bonecos, fantoches e marionetes fazem parte desta lista que o Crianças #EmCasaComSesc fez para relembrar parte da programação infantil de 2020. São lives lúdicas com muita música (da ópera ao forró), humor e palhaçadas.

Retrô_Literatura

Duas apresentações infantis em que a literatura é a protagonista compõem esta playlist do Crianças #EmCasaComSesc. Estas lives, apresentadas em 2020, homenageiam dois célebres escritores, o brasileiro Manoel de Barros e o espanhol Miguel de Cervantes.

Retrô_Negritude

A retrospectiva do Crianças #EmCasaComSesc reúne esta playlist que aborda o empoderamento de crianças negras, a partir de duas linguagens: o teatro e a literatura. De maneira lúdica, as lives também tratam de ancestralidade e racismo.

Acompanhe os nossos canais sociais: @SescAoVivo no Instagram e na página do SescSP no Youtube (Youtube.com/sescsp). 

Iniciativa do Sesc São Paulo para ampliar a sua ação cultural, o #SescAoVivo proporciona o encontro do público com artistas das mais diversas linguagens e estilos, em ambiente digital.

Neste momento nossas unidades permanecem fechadas devido às estratégias de combate à pandemia do novo coronavírus, mas com alguns serviços disponíveis com agendamento que podem ser consultados em sescsp.org.br/voltagradual.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo: www.sescsp.org.br/sescdigital

#EmCasaComSesc #SescAoVivo

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.