Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável

27/05/2020

Compartilhe:

Com a pandemia, uma pausa forçada foi imposta ao movimento crescente de turistas pelo mundo. A interrupção convida a refletir: quais impactos o turismo vem tendo sobre os destinos, comunidades e trabalhadores? Que mudanças nas sociedades e nas pessoas surgirão a partir dessa crise? Que possibilidades se abrem para dar novos significados ao ato de viajar?

É nesse contexto de suspensão e reflexão que acontece a Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, de 28 de maio a 4 de junho. Com alcance global, a iniciativa é realizada pela Organização Internacional de Turismo Social – ISTO/OITS, da qual o Sesc em São Paulo é membro desde 1980. O evento permitirá que sejam escutadas as vozes que sempre propuseram utilizar o turismo como ferramenta de enriquecimento pessoal e coletivo em um contexto de cidadania, respeito ao meio ambiente e comércio justo, entre muitas outras propostas.

Para compor a programação da semana, o Turismo Social do Sesc promove, no portal e nas redes sociais do Sesc SP, uma série de atividades para pensar sobre e observar o momento atual do turismo no mundo, quer por meio da reflexão acadêmica crítica, da leitura artística sensível ou de um olhar atento sobre o comportamento do turista no corrente cenário (pré e durante a pandemia). Almeja, dessa forma, contribuir para sensibilizar e educar para um viajar mais ético, solidário e sustentável. 

Em www.sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo, você pode acessar toda a programação do Sesc SP, como as séries de vídeos “O turismo e a pandemia: uma análise em tempo real”, que traz análises de pesquisadores; “Territórios de solidariedade e resiliência: reflexões sobre a pandemia e o turismo comunitário”, com depoimentos de representantes das comunidades que promovem o turismo de base comunitária; e “Ler um livro, explorar o mundo”, em que o escritor João Correia Filho nos leva para uma viagem por meio dos livros.

A programação também convida a viajar por meio do audiotur ‘Sobre isso que eu queria te falar‘ e a pensar sobre os impactos do turismo estrangeiro e de massa, a partir de dois documentários que acabam de chegar ao SescTV : ‘Gringo trails’ e ‘Tem gringo no morro’.

Para a abertura da Semana, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, falou sobre o desenvolvimento do turismo social, os efeitos da pandemia e as perspectivas de um futuro mais solidário: 

>>> Saiba mais sobre as ações do Sesc na Semana em www.sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo.
>>>> Acompanhe também o Seminário e a programação proposta pelos demais membros da ISTO aqui. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.