SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

Conheça as exposições que você pode visitar em unidades do Sesc

04.01.2021

Exposição “Oficina Molina – Palatnik”, no Sesc Avenida Paulista | Foto: Julia Parpulov

Com agendamento prévio pela internet, unidades do Sesc na capital e em outros municípios do estado de São Paulo oferecem visitas a exposições com obras de artistas nacionais e estrangeiros, além de mostras temáticas

O Sesc São Paulo deu início em outubro de 2020 à retomada gradual e somente por agendamento prévio online, da visitação gratuita e presencial a exposições em algumas de suas unidades. Foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e das prefeituras municipais.

Com as políticas de isolamento social estabelecidas a partir do mês de março de 2020 para o combate à pandemia da Covid-19, as unidades do Sesc foram temporariamente fechadas em todo o estado e as visitas presenciais a exposições e aberturas de novas mostras, imediatamente interrompidas.

Conforme têm sido estabelecidos protocolos específicos para a operação segura de museus, exposições e galerias nas cidades, de acordo com o Plano São Paulo, o Sesc oferece ao público interessado – credenciado ou não – a possibilidade de visitação presencial a algumas de suas exposições – exclusivamente por meio do agendamento antecipado e gratuito de ingressos no portal do Sesc São Paulo. As vagas para as sessões – oferecidas periodicamente pelas unidades – são limitadas, para manter o distanciamento seguro entre os visitantes.

DETALHES SOBRE AS EXPOSIÇÕES

Sesc 24 de Maio
Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira
A exposição realizada anteriormente na Casa da Arquitectura, em Portugal, compreende um período de nove décadas de produção arquitetônica brasileira, abrangendo desde a conclusão da primeira das três casas modernistas de Gregori Warchavchik (1928) até o presente, por meio de projetos, mobiliário, obras de arte e imagens históricas.
Curadoria: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik
Previsão de encerramento: 27 de junho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/24demaio

Sesc Avenida Paulista
Oficina Molina – Palatnik (a partir de 2 de dezembro)
A exposição na praça da unidade traz um diálogo entre a obra do Mestre Molina (1917-1998) e de Abraham Palatnik (1928-2020), dois artistas emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte e que se conectam em sua atração pelo lúdico, em seu prazer pela invenção, no assombro pela automação e em sua entrega a um paciente trabalho investigativo.
Previsão de encerramento: 27 de março de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/avenidapaulista

Sesc Bom Retiro
Caipirismo – José Antônio da Silva e Jocelino Soares
A mostra reúne 55 obras de dois artistas brasileiros que dividiram, por um tempo considerável, o mesmo espaço geográfico: a cidade de São José do Rio Preto. São trabalhos que revelam universos culturais e sociais do interior paulista, através de um panorama vívido de paisagens, retratos, temas religiosos e alegóricos.
Curadoria: Odécio Visintin Rossafa Garcia e Romildo Sant’Anna
Previsão de encerramento: 31 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/bomretiro

Sesc Carmo
Perambular
A exposição é composta por brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico. Brincadeiras com palavras, poesias, quadrinhas, vídeos e sons mostram a poesia e a pesquisa de quase dez anos da curadoria sobre a cultura portuguesa continental e de suas ilhas.
Curadoria: Selma Maria e José Santos
Previsão de encerramento: 28 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/carmo

Sesc Consolação
Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias – encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa
A exposição revela trocas culturais entre Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Imagens, objetos de arte e artesanato, panos, máscaras, música, lendas e histórias das tradições oral e escrita, e culinária revelam traços do afeto despertado em cada um de nós ao tocar o solo de cada um destes países.
Curadoria: Renato Imbroisi
Previsão de encerramento: 27 de fevereiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/consolacao

Sesc Guarulhos
My name is IVALD GRANATO Eu sou
Artista plástico, performático e escultor. Estas foram algumas das facetas de Ivald Granato, morto em 2016, aos 66 anos. A mostra reúne obras de Granato que mapeiam os 50 anos de sua produção dedicada às artes. A exposição é dividida em núcleos e revela nuances de seu processo de criação, suas memórias pessoais e artísticas.
Curadoria: Daniel Rangel
Previsão de encerramento: 21 de fevereiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/guarulhos

Sesc Interlagos
Pasteur, o Cientista
Em uma área de 730 m², a exposição, organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França, conta a história de vida e os feitos do pesquisador francês Louis Pasteur (1822-1895), um dos criadores da microbiologia, que redefiniu horizontes ao provar a existência de microorganismos.
Curadoria: Eric Lapie e Astrid Aron
Curadoria científica: Maxime Schwartz
Curadoria nacional: Juliana Manzoni Cavalcanti e Vanessa Pereira Mello (Fiocruz)
Previsão de encerramento: 31 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/interlagos

Sesc Osasco
Distraídos Venceremos (a partir de 12 de janeiro)
A exposição/instalação apresenta uma seleção de poemas do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989) em painéis luminosos dispostos nas áreas externas da unidade. A instalação poética luminosa contou com uma ampla pesquisa de materiais e recursos luminosos e tecnológicos, associados a soluções cenotécnicas.
Curadoria: Alice Ruiz
Arte geral: Miguel Paladino
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/osasco

Sesc Pinheiros
Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte
A exposição apresenta obras, com poéticas e dimensões singulares, de mais de 30 artistas de diversas gerações, que discutem o lugar do bordado na arte, ao longo da história. São obras que merecem atenção pela capacidade de operar subversões dos sentidos tradicionalmente atrelados a tais faturas, vistas como sensíveis, delicadas, “femininas”.
Curadoria: Ana Paula Cavalcanti Simioni.
Previsão de encerramento: 8 de maio de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pinheiros

Sesc Pompeia
FARSA. Língua, fratura, ficção: Brasil-Portugal
A exposição reune cerca de 150 obras produzidas a partir da década de 1960, de artistas do Brasil e de Portugal. Apresenta trabalhos gráficos, colagens, poesias visuais, publicações, objetos e instalações que examinam as relações entre linguagem, arte, poesia, política, discriminação e questões de gênero em contextos coloniais.
Curadoria: Marta Mestre e Pollyana Quintella (adjunta)
Previsão de encerramento: 30 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pompeia

Sesc Pompeia
Kader Attia – Irreparáveis Reparos
Mostra individual do artista franco-argelino cuja produção lida com reparação, pós-colonialismo, diásporas africanas e questões relacionadas a como essas marcas históricas são vividas e revistas entre as nações. Attia fundou o La Colonie, em Paris, focado em discussões sobre descolonização de povos, conhecimentos, atitudes e práticas.
Curadoria: Carolin Köchling
Previsão de encerramento: 30 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pompeia

Sesc Santana
Conflitos, insurgências e resistências
A exposição é a terceira parte de uma trilogia inspirada nos blocos – a Terra, o Homem e a Luta – da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e traz obras dos artistas Denilson Baniwa, Regina Parra, Coletivo Trovoa e Mulambö.
Previsão de encerramento: 27 de junho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/santana

Sesc Santo Amaro
Trabalhadores
O trabalho ocupa um espaço na vida das pessoas que, por vezes, se confunde com a própria noção de identidade. A mostra apresenta ilustrações – especialmente a partir da produção literária brasileira de meados do século 20 – focando em obras nas quais as personagens têm suas trajetórias de algum modo relacionadas a seus trabalhos.
Curadoria: Chico Homem de Melo
Previsão de encerramento: 25 de julho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/santoamaro

Sesc Santo André
Entre Bordas: Sons que Escapam
Homenageando o músico e performer John Cage, a exposição reúne artistas do ABC (Bruno Kurru, Paulo Nenflídio, Renan Marcondes, Sandra Cinto e Thomaz Rosa) que tratam da sutileza sonora da quietude, do poder enunciativo do que é som em potencial. No silêncio, os sons do mundo ficam mais audíveis, como na obra 4’33” de John Cage.
Curadoria: Paula Braga
Previsão de encerramento: 7 de março de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/santoandre

Sesc São Caetano
Sala de Estar (segundo módulo)
A exposição propõe um olhar sobre o acervo permanente de arte do Sesc São Paulo a partir de uma experiência de convívio com obras de arte: como uma Sala de Estar. A curadoria foi realizada a partir de cursos formativos em que o público participante escolheu as obras que fazem parte da exposição.
Curadoria: Valquíria Prates
Previsão de encerramento: 26 de março de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/saocaetano

DETALHES SOBRE AS EXPOSIÇÕES DO INTERIOR E LITORAL

Sesc Campinas
Itinerância da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas (a partir de 3 de dezembro)
Um recorte da edição da Bienal realizada originalmente no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. A 21ª  Bienal tomou de empréstimo o título do clássico estudo de Benedict Anderson para pensar nos tipos de organização social e comunitária que existem para além, às margens ou nas brechas dos Estados-nação.
Curadoria: Solange Farkas
Previsão de encerramento: 28 de fevereiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/campinas

Sesc Piracicaba
15ª Bienal Naïfs do Brasil: Ideias para adiar o fim da arte
Esta edição reúne mais de 100 artistas de diferentes regiões do país, cujas obras discutem temas como meio ambiente; o feminino como força social, como divindade e como figura do sagrado; as violências estruturais históricas; os espaços de coletividade e sociabilidade em ritos, festas e cerimônias; e o debate sobre objetualidade e utilidade.
Curadoria: Ana Avelar e Renata Felinto
Previsão de encerramento: 25 de julho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/piracicaba

Sesc Rio Preto
Pretatitude: Insurgências, Emergências e Afirmações na Arte Afro-Brasileira Contemporânea 
A mostra contempla a recente produção de uma dezena de artistas abrangendo várias áreas do fazer artístico, tais como: fotografia, desenho, pintura, gravura, escultura, objeto, novela gráfica e performance; e traça a partir daí um pequeno mas denso panorama da diversidade dos artistas afro-brasileiros.
Curadoria: Claudinei Roberto da Silva
Previsão de encerramento: 21 de março de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/riopreto

Sesc Santos
(Re)Inventar – Artistas Criadores
A exposição se inspira nas histórias de vida de artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliaram o universo da arte brasileira. A exposição reúne obras de 33 artistas populares – sendo duas do Acervo Sesc de Arte e a grande maioria do Museu Casa do Pontal (RJ), maior acervo de arte popular do país. Com curadoria de Angela Mascelani, a mostra apresenta trabalhos de artistas populares de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A exposição chegou a ficar aberta por alguns dias em março, na unidade, mas logo teve sua visitação interrompida pelas medidas de combate à pandemia.
Previsão de encerramento: 13 de dezembro de 2020
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/santos

Sesc Sorocaba
Entre Bits, Átomos e Afetos
Mesclando arquitetura, design, ciência, tecnologias digitais e emoções, a primeira exposição individual de Guto Requena convida o público a experimentar empatia e afetividade em instalações interativas e imersivas. A exposição também reúne peças de design, como cadeiras, vasos e luminárias que utilizam da tecnologia de impressão 3D.
Curadoria: Estúdio Guto Requena
Previsão de encerramento: 31 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/sorocaba

Sesc Taubaté
#OcupaSacy
A exposição tem como tema a importância educativa do “reflorestamento de sacys” no imaginário popular, relacionando-se com o pensamento mítico, o sonho, a poesia e o brincar. A mostra, voltada principalmente para o público infanto-juvenil, contribui para o estabelecimento de uma relação direta com a arte e o folclore brasileiro.
Curadoria: Rudá K. Andrade
Previsão de encerramento: 23 de maio de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/taubate

Nos próximos dias, serão anunciadas também outras exposições previstas para abertura ao público ainda este ano – somente por agendamento prévio online – em unidades do Sesc na capital, no interior e no litoral.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Em todas as unidades, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, entre elas:

  •  Redução na capacidade de atendimento das exposições (5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes); 
  •  Rígidos processos de higienização dos ambientes;
  • Adoção de suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaço;
  • Sinalizações com orientações de segurança distribuídas pelo local.

Ao realizar o agendamento de sua sessão pelo portal do Sesc São Paulo, o público será orientado a não se atrasar, nem chegar com muita antecedência à unidade para não formar filas. No início de cada visita, o público receberá da equipe do Sesc orientações de segurança, informações gerais sobre a exposição e sobre a dinâmica de visitação.

As exposições poderão ser visitadas somente nas cidades que permanecerem classificadas na Fase Verde no Plano São Paulo. Caso haja regressão para fases anteriores, a oferta dos serviços poderá ser reavaliada.
 

ACESSO À UNIDADE 

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo, exceto no caso de Itaquera e Interlagos. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem ingressos. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.

Todas as unidades permanecem fechadas para visitação espontânea, exceto Itaquera e Interlagos, que funcionam de quarta a sexta, das 10h às 16h, com capacidade limitada: antes de ir, consulte estas unidades. O Sesc continua também com uma extensa programação online neste portal e nas redes sociais.

A proteção de todos é prioridade! Sugerimos que pessoas dos grupos de risco, conforme definido pelas autoridades de saúde, sejam preservadas neste momento. É uma retomada gradual, com segurança.

PROTOCOLO EM CASO DE SINTOMAS 

Se você apresentar os sintomas relacionados à Covid-19, procure o Serviço de Saúde e permaneça em isolamento social.


Em caso de dúvidas, acesse nossos canais de atendimento online ou sescsp.org.br/fale-conosco

MAIS INFORMAÇÕES DA RETOMADA GRADUAL DAS UNIDADES DO SESC SP:

ODONTOLOGIA: Para entender melhor sobre os atendimentos odontológicos, clique aqui

COMEDORIAS: Saiba mais sobre a reabertura dos restaurantes em sescsp.org.br/restaurantesretomada

EXPOSIÇÕES: Para visitação gratuita e presencial a exposições em algumas Unidades, clique aqui

CINEMA: Os detalhes sobre as sessões do CineSesc estão aqui

BIBLIOTECAS: Saiba mais sobre a retomada de empréstimos de livros aqui. 

CIRCO: Saiba mais sobre os espetáculos que acontecem no Sesc Parque Dom Pedro II aqui.

CREDENCIAL PLENA: Saiba como fazer sua Credencial, renová-la ou incluir dependentes aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.