Sesc Digital apresenta programação inédita sobre personagens da cultura italiana

03/12/2020

Compartilhe:

Em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, transmissões online trazem olhares diversos sobre assuntos cotidianos e figuras como Lina Bo Bardi e Pirandello
 

As influências italianas no Brasil estão também nos detalhes, por vezes até pouco conhecidos. É justamente um mergulho nessas histórias particulares e curiosas que faz a série OBLÒ Contos e Encontros – Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro. O conjunto de cinco programas inéditos será transmitido no mês de dezembro, numa parceria do Sesc São Paulo com a OBLÒ, a revista cultural do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB).

“São histórias italianas que atravessam o Brasil, que querem interceptar de alguma maneira curiosa, divertida e inédita as afinidades artísticas entre esses dois países”, conta Alvise Camozzi, diretor artístico e de conteúdo da OBLÒ. 

Os cinco programas passeiam por assuntos variados, da gastronomia à literatura, da arquitetura aos contos populares. Todos trazem um olhar diverso e curioso sobre temas cotidianos e sua relação com as artes. Um espírito que já está expresso no próprio nome do programa – “oblò”, em italiano, significa “escotilha”.

“São histórias de diversos tempos, vistas de forma contemplativa”, continua o diretor. “Como um passeio na casa da Lina Bo Bardi, que é de vidro, ou casos mais curiosos, como aquela vez em que o Pirandello veio a São Paulo para encenar 11 espetáculos em 10 dias. E histórias antigas como a do Carpaccio, o pintor Vittore Carpaccio.”

As transmissões acontecem de 8 a 25 de dezembro, por meio das redes sociais do ICIB. Após as exibições, os programas ficaram disponíveis na Plataforma Sesc Digital e no site da OBLÒ.

PROGRAMAÇÃO:
 

A Casa da Lina É de Vidro
Um passeio pela Casa de Vidro, primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que morou ali com o marido Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos. O tour é acompanhado por fragmentos de cartas de Lina, selecionadas pela doutora Anna Carboncini, do Instituto Bardi – Casa de Vidro, órgão que apoia este episódio, além trabalhos anteriores da OBLÒ.
QUANDO: 8 de dezembro, às 19h
 

De Quando Pirandello se Apresentou no Municipal

Por meio de correspondências trocadas entre o dramaturgo italiano Luigi Pirandello com o amor da sua vida, a atriz Marta Abba, que viveu nos EUA, e pelas passagens do autor pelo Brasil, o episódio percorre a relação de Pirandello com a América. Participam Pietro Frassica (Universidade de Princeton), Michele Gialdroni, diretor do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, o ator Cacá Carvalho e o ator e diretor Emerson Danesi, assistente técnico do Sesc Consolação.
QUANDO: 11 de dezembro, às 19h
 

Carpaccio Não É Bife

Famoso prato de carne crua cortada em finíssimas fatias, o carpaccio mescla histórias da gastronomia e da pintura em meio aos labirínticos canais de Veneza. O nome nasceu porque o avermelhado da carne lembra as pinturas do renascentista Vittore Carpaccio. O diretor Alvise Camozzi caminha pelas vielas de Veneza, mostrando a relação entre a cidade, as obras do pintor e a gastronomia.
QUANDO: 15 de dezembro, às 19h


Viva Villa

Este episódio trata do percurso ainda pouco conhecido de Emilio Villa, um dos mais inquietantes artistas e intelectuais italianos do século XX, que colaborou com artistas do calibre de Mark Rothko, Marcel Duchamp, Haroldo e Augusto de Campos e Lina Bo Bardi. Participam Luciano Migliaccio (FAU-USP), Andrea Lombardi (FL/UFRJ) e Nayana Montechiari (FL/UFRJ).
QUANDO: 18 de dezembro, às 19h


Uma Bruxa Natalina: A Befana

O programa natalino é inspirado numa personagem do folclore italiano, a Befana, uma simpática bruxa que visita crianças no dia 6 de janeiro e lhes entrega presentes natalinos. E também no célebre escritor Gianni Rodari, que retratou essa personagem. Michaella Pivetti, autora do livro “A Fantasia, o Design e a Literatura para a Infância”, participa do episódio.
QUANDO: 25 de dezembro, às 15h

SERVIÇO

OBLÒ Contos e Encontros, Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro

QUANDO: de 8, 11, 15 e 18 de dezembro, às 19h, e 25 de dezembro, às 15h

ONDE: Transmissão ao vivo pelo YouTube da OBLÒ e pelo Facebook do ICIB. Após as transmissões, os programas ficam disponíveis também na Plataforma Sesc Digital e no site da OBLÒ

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.