Sonora Brasil estreia nova série de programas no SescTV

20/11/2020

Compartilhe:

A partir do dia 21 de novembro estará disponível no SescTV a segunda temporada da Sonora Brasil, série documental que apresenta a produção musical erudita brasileira e ritmos da tradição oral em oito documentários.

Sob os temas Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea e Tambores e batuques, oito grupos musicais – sendo quatro para cada programação – percorreram os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal e tudo isso está registrado na série, com exibições sempre aos sábados, até 9 de janeiro de 2021, no mesmo horário, às 21h. Os episódios também ficam disponíveis on demand no site sesctv.org.br.

Um dos protagonistas nos primeiros episódios é o Edino Krieger, então tome nota sobre ele: compositor que continua colaborando, para o desenvolvimento da música no Brasil, com reconhecida atuação também como crítico e produtor musical. É o criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que já ultrapassou a marca de 20 edições.

Além da música de Krieger, o programa traz obras de outros compositores que foram apresentadas nas bienais, executadas pelo Quinteto Brasília em repertório de composições escritas para instrumentos de sopro; o Octeto do Polyphonia Khoros em obras para canto coral; e a mistura do violão e o canto com o Duo Cancionâncias.

Em quatro episódios, a temática Tambores e Batuques apresenta as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e sagrado.

Uma curiosidade: os grupos que circularam no país pelo Sonora Brasil em 2013 e 2014 utilizaram instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas.

Assista ao trailer do primeiro episódio:

Saiba mais sobre a primeira e a segunda temporadas aqui.

Bate-papo marca estreia da segunda temporada

Um bate-papo, realizado dentro do Ideias #EmCasaComSesc, marca a estreia da nova temporada. No sábado, 21 de novembro, às 16h, Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da UFPE, e Belisário Franca, documentarista e diretor da série, se encontram nem uma transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.