Trilhas para o Bem Viver

06/10/2021

Compartilhe:

Direitos humanos e direitos da natureza cantam em uníssono nesta seleção baseada nas práticas e filosofias do Bem Viver. Leia o texto da curadoria e ouça a playtlist “Trilhas para o Bem Viver” na sua plataforma favorita!

Por Mariana da Matta*

Imaginar uma sociedade que convive em harmonia entre si e com a natureza parece utopia, mas formas de vida como esta resistem há séculos em diversos povos indígenas. É dessas práticas ancestrais que parte o Bem Viver, um conjunto de pensamentos e práticas que propõe outras formas de estar no mundo.

Opõe-se ao desenvolvimento, visto como ferramenta neocolonial responsável por desigualdades sociais e desequilíbrios ambientais. Em seus princípios, valores como solidariedade, diversidade, complementaridade, sustentabilidade e democracia guiam as relações entre todos os seres que coabitam a Terra – a biosfera.

Apesar da origem ancestral, o Bem Viver não romantiza o passado, nem é excludente; reconhece contribuições contemporâneas e de outras culturas, desde que haja coerência. Contra as monoculturas da Terra e da mente, defende a interculturalidade e plurinacionalidade. Mira a harmonia, mas não nega lutas sociais para chegar lá.

Nesse sentido, muitos caminhos constroem o Bem Viver: demarcação de terras indígenas, permacultura, agroecologia, reforma agrária, pós-extrativismo, economias locais e autogestão, etc. Na seleção musical da playlist “Trilhas para o Bem Viver”, canções fazem a ponte entre diferentes culturas que cantam a mesma mensagem, a fim de inspirar a transição de visões antropocêntricas para sociobiocêntricas, e a construção do futuro ancestral.

* Mariana da Matta é designer gráfica, terapeuta integrativa e editora do selo de publicação independente Sismo. Vê a vida de maneira interconectada e pesquisa processos criativos transdisciplinares. Caminha com coração selvagem e cultiva plantas, playlists e planos para o Bem Viver.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.