SESC - Serviço Social do Comércio

#EmCasaComSesc

Websérie Alimentação #EmCasaComSesc

19.09.2020

A alimentação foi uma das áreas que sofreram grandes impactos desde que o mundo começou a passar pela pandemia da COVID-19. Parte da população teve seus hábitos alimentares alterados, seja pela necessidade de fazer todas as refeições dentro de casa, pelas variações emocionais vividas, pela diminuição da renda ou mesmo pela busca de um momento de prazer dentro da cozinha.

Buscando fortalecer suas ações permanentes de educação alimentar e nutricional também na internet, o Sesc São Paulo apresenta a websérie Alimentação #EmCasaComSesc, em que profissionais que atuam nas Comedorias apresentam orientações para ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis.

A websérie é composta por 10 espisódios baseados em conceitos desenvolvidos pela área de Alimentação do Sesc em sua ação cotidiana, como as orientações oferecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, os programas terão aproximadamente 10 minutos e irão ao ar sempre às quintas-feiras, às 11h, no YouTube do Sesc SP.

Assista à playlist:

O primeiro programa (30/07) trata da alimentação adequada e saudável. O episódio oferece um panorama sobre o tema e a nutricionista Adriana Cruz irá desmistificar o significado de uma alimentação saudável, abordando assuntos como a importância de cozinhar, a diversidade de alimentos e o ato de comer em companhia. A receita é um filé de peixe assado com crosta de coco e tomate, apresentada pelo cozinheiro William Towata.

O episódio 2 (6/08) é sobre a escolha dos alimentos. A nutricionista Maurícia Franceschini aborda as diferenças entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, além de enfatizar a importância da leitura dos rótulos de alimentos. Para destacar o uso de ingredientes frescos, o cozinheiro Michael Ferrari prepara uma moqueca de banana da terra.

Já o terceiro episódio (13/08) aborda as refeições do dia a dia, na teoria e na prática. A nutricionista Raquel Monteiro dá sugestões de combinações e cardápios para todas as refeições, considerando os diferentes gostos e hábitos culturais. O cozinheiro Adriano Ferreira apresenta uma preparação coringa para todas as refeições: uma torta de liquidificador com legumes e sardinha.

O programa número 4 (20/08) reforça o fato de que todos podem cozinhar. O nutricionista Rodrigo Ferreira mostra como o ato de cozinhar pode se tornar uma atividade prazerosa, além de abordar sua importância para a autonomia e a saúde, com dicas para aprimorar as habilidades culinárias e o uso da panela de pressão. O cardápio não poderia ser outro: feijão, apresentado pelo cozinheiro Almir Rodrigues.

A cozinha também é lugar de aprendizado para crianças de todas as idades! No quinto episódio, a nutricionista Juliana Bastos mostra como envolver os pequenos no preparo de receitas é uma forma divertida de desenvolver diferentes habilidades que serão úteis por toda a vida. Para colocar as mãozinhas na massa, a receita escolhida foi o Pãozinho com Batata, apresentada pelo cozinheiro Jairo Vieira.

Dicas para aproveitar melhor as feiras livres e também o passo-a-passo de como higienizar as frutas, verduras e legumes, estão em destaque no episódio do dia 3/9, com a nutricionista Mayara Ramirez. Para variar nas combinações do dia a dia, a cozinheira Celma Barbosa vai ensinar a fazer uma salada colorida de encher os olhos.

Planejamento é a palavra chave para que seja possível priorizar a comida feita em casa. No episódio do dia 10/9, a nutricionista Mariana Thalacker mostra como a organização ajuda a otimizar as compras, evitar o desperdício e garantir uma alimentação saudável e variada. A receita do dia é a canja, um preparo coringa que aquece e conforta, ensinada pelo cozinheiro Ingled Anderson.

Comer é mais do que ingerir nutrientes. Para ajudar na construção de uma boa relação com a comida, a nutricionista Tessa Cristine fala sobre a diferença entre a fome física e emocional no vídeo do dia 17/9. Ela aborda também a importância de nos conectarmos com os sinais que o corpo nos dá para que a alimentação seja saudável e prazerosa. Uma receita com gosto de boas lembranças está no cardápio do dia: o bolo de fubá, feito pelo cozinheiro Valdo Costa.

Quem nunca se sentiu perdido no meio de tantas informações sobre alimentação? No dia 24/9, o nutricionista Bruno Correia fala sobre o senso crítico necessário para evitar cair em falsas fórmulas milagrosas para uma alimentação saudável. Para completar, a cozinheira Dora Marçal ensina a preparar um macarrão com legumes simples de fazer, que vai bem no almoço ou no jantar.

O último episódio estreia no dia 1/10 e traz uma mensagem fundamental: a importância do combate ao desperdício de alimentos. Organização, criatividade, compra consciente e aproveitamento integral de alimentos são formas de evitar o desperdício dentro de casa, apresentadas pela nutricionista Aline Oliveira. Para aproveitar a sobra de arroz e as folhas, cascas e talos que não costumamos usar, o cozinheiro Aldenor Silva ensina a preparar um Bolinho de Arroz delicioso.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.